Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Exército adota Morteiro 81 mm.




Por meio da Portaria nº 117-EME, de 5 de junho de 2014, o Exército Brasileiro Adotou o Morteiro Médio Antecarga 81 mm (Mrt Me Acg 81 mm). O Produto de Defesa (PRODE) desenvolvido pelo CTEx contou com o Arsenal de Guerra do Rio (AGR) e com as empresas SPEEDFORM e TORNOTEC para a fabricação do Protótipo e do Lote-Piloto do armamento.

O Morteiro Médio Antecarga 81 mm tem como principais características: 41,4 kgf de peso, considerado um baixo peso se comparado a seus antecessores nacionais; compõe-se de tubo-canhão, placa-base e reparo-bipé; possui alcance máximo de 6.000 m; é extremamente preciso e de fácil manejo; e tem a capacidade de operar em elevadas cadências de tiro, assim como em condições topográficas adversas.

É uma arma de tiro indireto, adequada a todos os tipos de combate, especialmente como apoio de fogo às tropas de infantaria, cavalaria, paraquedistas e de viaturas blindadas de transporte de pessoal (VBTP). O morteiro está capacitado a atirar com munições calibre 81 mm, dos tipos alto-explosivas, fumígenas e iluminativas, fabricadas segundo o padrão OTAN.

A conclusão da fase de P&D e a emissão do Ato de Adoção do PRODE pelo EME, possibilita o início da produção seriada do armamento e a consequente distribuição do produto para as unidades operacionais da Força Terrestre. O armamento se constitui em mais uma contribuição exitosa do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro para nossas Forças Armadas.

CTEx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]