Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Cerimônia alusiva ao aniversário da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL é celebrada a bordo da Fragata “Constituição”

Tripulação da Fragata “Constituição” e Estado-Maior da MTF em cerimônia
No dia 15 de outubro, foi realizada a bordo da Fragata “Constituição” atracada no porto de Beirute, a cerimônia alusiva ao Aniversário de Criação da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL). A solenidade foi presidida pelo Comandante da FTM, Contra-Almirante Walter Eduardo Bombarda, que em seu discurso ressaltou a grande importância da Força para a estabilidade do país na conflituosa região do Oriente Médio.

Criada em 2006, por solicitação do Governo libanês e sob o mandato da Resolução 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a FTM é empregada, desde então, para dar apoio à Marinha Libanesa a monitorar suas águas territoriais, prover a segurança da costa e prevenir a entrada de armas não autorizadas e materiais afins no mar do Líbano.

A missão, que é considerada como sendo a primeira Força-Tarefa Marítima a fazer parte de uma Missão de Paz sob a égide da ONU, tem proporcionado não só a almejada segurança ao país, mas também a estabilidade econômica, visto que o mar é sua principal rota de comércio.

Desde sua criação, a FTM passou por diversos Comandos, sendo o primeiro da EUROMARFOR (Força Marítima Europeia) sob liderança da Itália, depois da França, seguida da Bélgica e, finalmente, em 24 de fevereiro de 2011, o Brasil teve a honra de assumir o Comando e o mantém até os dias de hoje.

Nomar

Um comentário:

  1. Parabéns , DEUS os proteja hoje , sempre amigos , um grande abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]