Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

domingo, 26 de outubro de 2014

JORNADA DE FOGUETES REÚNE 600 ESTUDANTES EM BARRA DO PIRAÍ (RJ)


Brasília, 24 de outubro de 2014 – Com a participação de 600 estudantes e professores começa na segunda-feira (27) e vai até o próximo dia 2 de novembro, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, a 6ª Jornada de Foguetes, organizada pela 8ª Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog), eventos que têm o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Esse ano, os vencedores receberão não só o material didático como também um troféu no formato do foguete brasileiro VSB-30. Nos anos anteriores, foram as réplicas do Veículo Lançador de Satélites (VLS) e do foguete Sonda 3.

Os grupos foram selecionados a partir da 8ª MobFog. A edição desse ano recebeu mais de 60 mil alunos, quase 10 mil a mais do que em 2013.

Na jornada, os jovens apresentarão os seus foguetes de garrafa pet e suas bases de lançamento. Os protótipos serão movidos a combustível líquido composto de vinagre e bicarbonato de sódio. Além dos lançamentos, o programa ainda promove palestras de astrônomos e especialistas em astronomia e astronáutica.

Os vencedores serão aqueles que lançarem mais longe os foguetes. Além disso, haverá prêmios para as seis melhores apresentações. O júri, para essa avaliação, será composto pelos professores de todas as equipes presentes. Serão analisados pela banca examinadora acabamento e originalidade do foguete; acabamento e originalidade da base; segurança e apresentação da equipe participante. Os participantes também concorrem a 35 bolsas de iniciação científica júnior, oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Objetivo - Realizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a inciativa é aberta aos alunos de escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio. A finalidade é avaliar a capacidade dos jovens de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet ou de canudo de refrigerante, conforme o nível do aluno.

Só os participantes do nível 4 (projetos de foguetes de garrafa pet movido a vinagre e bicarbonato de sódio) são convidados para a Jornada. Além da distância dos protótipos, os trabalhos também são avaliados por meio dos relatórios enviados pelos estudantes e professores à coordenação da Mostra. Caso a escola esteja dentro das regras e atinja o objetivo, é convidada para participar da Jornada de Foguetes.

A iniciativa tem como apoiadores além da AEB a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), a Fundação Marcos Pontes, o CNPq e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Veja também: http://www.oba.org.br

 Ascom da OBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]