Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Paraquedistas cariocas treinam para competição nacional



Os três militares ficarão treinando em Montenegro até 7 de novembro, véspera do campeonato do Rio de Janeiro

Depois de mais de uma década, o Aeroclube de Montenegro voltou a ser palco de saltos de paraquedistas.

Três militares do Rio de Janeiro escolheram o local para executarem os saltos de preparação ao Campeonato de Salto de Precisão, que ocorre em novembro, no estado fluminense. O major Diego Gabriel da Silva e o Antonio Augusto dos Santos são da Comissão de Desporto da Aeronáutica, e o sargento Ricardo Pereira dos Santos é da equipe militar de paraquedismo Os Cometas.

Desde ontem, terça-feira, eles realizam saltos de treinamento na pista do Aeroclube. A meta é acertar a "mosca", um pequeno círculo de dois centímetros, que fica no centro de um alvo, sobre um colchão. A precisão é detectada eletronicamente a partir de um sensor no calcanhar da sapatilha do paraquedista. A partir do toque, um equipamento determina a distância que ele se aproximou do alvo. Os militares seguirão em treinamento em Montenegro até o dia 7 de novembro, quando retornam ao estado do Rio para a competição nacional, que começa dia 10.

Pouco vento

De acordo com o major Diego, os paraquedistas realizam anualmente 250 saltos de preparação para as diversas competições que participam no Brasil e no Exterior. “O ideal seriam 600, mas nos falta estrutura”, pondera. Os saltos no Aeroclube de Montenegro são feitos de três mil pés de altitude. Mas apesar do tempo claro de ontem, o militar disse que ainda não era o clima ideal. “Está muito quente. Melhor seria uma temperatura por volta de 25 graus e um pouco de vento, com uns 24 metros por segundo”, explica.

Salto duplo

Para quem quiser sentir a sensação de um salto de paraquedas, a oportunidade será no próximo final de semana. A Santa Sky Paraquedismo e a Vertical Speed, ambas de Santa Cruz do Sul, estarão realizando saltos duplos. Os interessados em saltar com um instrutor deverão fazer a inscrição no local, tanto no sábado como no domingo, a partir das 9 horas. O valor varia de R$ 560,00 a R$ 750,00, conforme o desejo do aluno. “Se quiser filmagem ou fotos, ou os dois, é o preço mais caro. Se quiser só saltar, é mais barato”, explica o coordenador da Vertical, Luciano Luz Pedroso.

FATO NOVO (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]