Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

CTS800 equipara Super Lynx


Motor foi selecionado pela Marinha do Brasil em contrato de modernização.

A Marinha do Brasil selecionou a Light Helicopter Turbine Engine, uma empresa administrada em parceria pela Honeywell e a Rolls-Royce, para participar do programa de modernização de meia-vida da frota de Mk21A Lynx.

Este programa de atualização incluirá o fornecimento dos motores LHTEC CTS800 que proporcionarão à aviação naval brasileira uma melhoria significativa em sua capacidade, fornecendo melhor desempenho, alcance e eficácia operacional na aeronave.

O motor surgiu durante o desenvolvimento do programa RAH-66 Comanche, sendo o CTS800-4N utilizado no Lynx Mk9A do exército britânico, no Super Lynx 300 e no AW159. Este motor irá fornecer grandes melhorias de desempenho para a frota brasileira em ambientes de altitude e altas temperaturas, permitindo maior capacidade de carga e área de operação. Estas melhorias são possíveis graças a maior eficiência no consumo combustível e a melhor relação peso/potência.

O contrato, avaliado em mais de 117 milhões €, inclui além da substituição dos motores, a instalação de um novo sistema navegação, inclusão de cockpit totalmente digital e modernos sistemas de missão, que inclui um processador tático, sistema de navegação baseado em satélite, TCAS, sistema de pouso por instrumento e RWR/ESM integrados. O novo painel será totalmente compatível com o uso de OVN (Óculos de Visão Noturna). As atualizações ainda contemplam um de contramedidas (Chaff/Flare) e um novo guincho de resgate (Hoist), acionado eletricamente.

As atualizações dos helicópteros começarão em meados de 2015 na fábrica da AgustaWestland em Yeovil, na Inglaterra, com o primeiro helicóptero programado para ser entregue para a Marinha do Brasil no final de 2017.

O lote completo das aeronaves atualizadas está previsto para entrega no início de 2019.

Aero Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]