Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Estaleiro Turco ARES Shipyard aposta no navio ARES 125 FAMB

O ARES 125 FAMB tem como funções realizar missões de patrulha, busca e salvamento, proteção, vigilância e ataque rápido em zonas litorais. O desenho proposto fabricado em alumínio ou em materiais compósitos reforçados com fibras ou FRP (Fibre-Reinforced Plastic) oferece um deslocamento de 170 toneladas, um comprimento de 38 metros, uma boca de 8 metros, uma velocidade máxima de 50 nós, uma autonomia de 1600 milhas náuticas e é operado por uma guarnição de 20.

Como equipamentos o navio pode receber um radar de vigilância aérea e de superfície Variant da Thales Nederland; um radar de navegação Alper da Aselsan; sistemas de comunicações da Aselsan; dois sensores eletro-óticos de observação e vigilância; dois equipamentos eletro-óticos de direção de tiro; e propulsão da MTU Friedrichshafen e Rolls-Royce. Como armamento o navio incorpora uma estação de armas remotamente controlada Aselsan Muhafiz armada com uma peça automática de 30mm ATK Mk 44 Bushmaster e duas Aselsan STAMP (Stabilized Machine Gun Platform) armadas com metralhadoras pesadas de 12.7mm; duas estações remotas Aselsan MLS (Missile Launching System) de lançamento de mísseis multi-propósito Thales UK LMM (Lightweight Multirole Missile); dois lançadores duplos armados com mísseis anti-navio MBDA Marte MK2/N; dois lançadores de engodos de contramedidas; e ainda duas torres remotamente controladas gyro-estabilizadas MBDA SIMBAD-RC armadas cada uma com dois mísseis superfície-ar de muito-curto alcance MBDA MISTRAL 2 prontos para o tiro. 

O desenho foi ainda projetado para incluir provisões para acomodar uma lancha rígida armada com uma metralhadora pesada em reparo.

O estaleiro Turco ARES Shipyard tem vindo a desenvolver esforços para vender em diversas regiões do mundo o seu navio rápido de ataque ARES 125 FAMB, principalmente em países do continente Africano e na região do Médio Oriente.

O estaleiro sedeado na cidade costeira de Antalya no Sul do país tem conseguido alguns contratos importantes fora da Turquia nomeadamente um celebrado em Abril de 2014 com o Ministério da Administração Interna do Qatar para o fornecimento a partir de 2016 de 17 embarcações de patrulha multifunções da família Hercules para a sua Guarda Costeira, compreendendo dez unidades do modelo ARES 75, cinco ARES 110 e duas unidades ARES 150. 

Os navios serão entregues armados com mísseis multi-propósito e estações de armas remotamente controladas. A empresa entregou nos últimos anos seis navios de patrulha do tipo ARES 58 FPB ao Bahrein e dois navios do tipo KND 30 à Nigéria. 

( Defensa.com ) ( Victor M.S. Barreira )
Fotografia: Navio rápido de ataque ARES 125 FAMB (ARES Shipyard).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]