Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Gabão receberá navios Franceses

A Marinha do Gabão irá receber dois navios de procedência Francesa no âmbito de um contrato assinado em Paris, França no dia 29 de Outubro. As duas unidades permitirão que o país Africano cuja expressão oficial é o Francês possa reforçar a sua capacidade marítima e assim conduzir operações de vigilância da suas águas territoriais com maior eficácia.

O contrato compreende a construção de um navio de patrulha oceânica do tipo OPV 50 da empresa KERSHIP, uma operação da Piriou Naval Services e DCNS criada em 2013, e o navio de patrulha "La Tapageuse" do tipo P400 com 420 toneladas de deslocamento e 54.5 metros de comprimento no passado ao serviço da Marinha Francesa depois de 25 anos de serviço, e adquirido pela Piriou Naval Services em Novembro de 2013. Este último navio de superfície encontra-se atualmente nas instalações da Piriou Naval Services em Concarnau na Bretanha Francesa, onde sofre diversos trabalhos de reparação, modificação e modernização antes das sua entregue ao Gabão prevista para acontecer em 2015.


A OPV 50 destinada ao Gabão será armada com o sistema de armas remotamente controlado NARWHAL 20B (Naval Remote Weapon Highly Accurate Lightweight) da Nexter Systems que incorpora uma peça automática M621 de 20mm e o sistema eletro-ótico Viseur NARWHAL da empresa Exavision. Estima-se que o navio incluirá no seu mastro único um radar de vigilância, as antenas dos sistemas de comunicações e possivelmente sistemas de guerra eletrónica. Outros equipamentos abordo deverão incluir um radar de navegação, o sistema de gestão de combate Polaris e um sistema eletro-ótico de observação. A OPV 50 permite acomodar um guincho de 8 toneladas, dois contentores de 20 pés, duas lanchas rápidas semirrígidas de 6.7 metros de comprimento e um veículo aéreo não tripulado com descolagem vertical. Em termos de capacidades, o navio oferece um deslocamento de 550 toneladas, um comprimento de 58.2 metros, uma velocidade maxim de 21 nos e uma autonomia de 5000 milhas náuticas. Este navio será entregue em 2016. (Victor M.S. Barreira)

Fotografia 1: Navio de patrulha oceânica OPV 50 adquirido para a Marinha do Gabão (KERSHIP).


Fotografia 2: O antigo navio da Marinha Francesa "La Tapageuse" passa por hoje por diversos trabalhos antes da sua entrega ao Gabão no próximo ano (Victor M.S. Barreira).


(Defensa.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]