Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Marinha do Brasil realiza treinamento no Planalto Central

Primeiro tiro real do Sistema de Lançadores Múltiplos de Foguetes Astros CFN 2020
A Marinha do Brasil realizou, no período de 17 a 29 de outubro, no Campo de Instrução de Formosa, em Goiás, a “Operação Formosa 2014”. O maior treinamento realizado pela Marinha no planalto central teve a finalidade de contribuir para a manutenção da condição de pronto-emprego dos meios do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). No dia 29, foi realizada uma Demonstração Operativa aberta à cobertura da imprensa.

A “Operação Formosa 2014” envolveu cerca de 2 mil militares, além de aeronaves, carros de combate, blindados de transporte de tropas, veículos anfíbios sobre lagartas, mísseis anticarro e superfície-ar, peças de artilharia e outros meios de combate que serão empregados de forma integrada em manobras militares. Nesse exercício, também foi simulada uma operação anfíbia, considerada a mais complexa das operações realizadas por forças militares.

Todos os sistemas de armas do CFN foram utilizados na Demonstração Operativa, que contou com a presença do Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante-de-Esquadra Ademir Sobrinho; do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, Almirante-de-Esquadra Sérgio Roberto Fernandes dos Santos; e mais 14 Almirantes do Rio de Janeiro e Brasília, dentre outros convidados.

Nessa oportunidade foi possível visitar os blindados, utilizados nas operações em apoio aos órgãos de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, e o Hospital de Campanha. Os convidados puderam, ainda, assistir a demonstrações do sistema de descontaminação e Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, do Simulador Tático de Infantaria a Laser, do Robô Defender D2, usado para desativação de artefatos explosivos, e de outros meios operativos. O exercício em Formosa contou com a realização do primeiro tiro real do Sistema de Lançadores Múltiplos de Foguetes Astros CFN 2020, um marco para a Marinha do Brasil, além do Radar de vigilância SABER M60, ambos de fabricação nacional.

Nomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]