Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Nova aeronave-laboratório é apresentada durante simpósio em SP


O novo avião vai permitir um salto na qualidade e nas possibilidades da inspeção em voo.

O Simpósio de Inspeção em Voo 2014, evento que reúne anualmente pilotos inspetores do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), foi realizado no período de 12 a 14 de novembro, em São José dos Campos (SP). O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) foi um dos locais de encontro do simpósio, que teve como destaque a apresentação da nova aeronave-laboratório do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV): o Legacy 500.
 


O novo avião é um bimotor executivo de porte médio, com motorização turbofan (motor que proporciona altas velocidades de cruzeiro) e alcance intercontinental, desenvolvido no Brasil pela Embraer. É um projeto dotado de tecnologia fly-by-ware (controle das superfícies móveis de comando da aeronave por intermédio de pulsos elétricos), tecnologia, até então, disponível somente em grandes aeronaves comerciais ou jatos executivos maiores e de custo mais elevado.

Pilotos inspetores, mecânicos e operadores de sistemas de inspeção em voo tiveram a oportunidade de visitar o interior da nova aeronave.


O processo de aparelhamento teve início em 2011 e proporciona um salto na qualidade e nas possibilidades da inspeção em voo no Brasil. A previsão de entrega da primeira aeronave é para maio de 2016 e a última para novembro de 2017.

Palestras - Durante as palestras, foram discutidos temas relevantes sobre as atualidades e perspectivas do ICEA e do GEIV, apresentados pelos respectivos diretor e comandante das unidades, Coronel Aviador Ivan Bettocchi Batalha Dittz e Tenente-Coronel Eduardo Miguel Soares.
 


Ainda no evento, os representantes da Embraer destacaram a participação na concepção da nova aeronave-laboratório, o novo conceito de pilotagem e os sistemas de navegação do Legacy 500. Em nome da Federal Aviation Administration (FAA), Douglas Vaz contribuiu com uma apresentação sobre as peculiaridades da inspeção em voo nos EUA. Já o representante da empresa Norwegian Special Mission, Aleksander Hagen - que é gestora dos paineis de inspeção em voo, destacou o Sistema UNIFIS3000 preparado para o Legacy 500

Para o comandante do GEIV, Tenente-Coronel Miguel Soares, essa edição proporcionou o resgate à tradição da reunião de inspeção em voo, pois conseguiu reunir em grande número pilotos inspetores e operadores de sistemas.

Treinamento - O curso de inspeção em voo - de 13 semanas - oferece treinamento especializado em controle do espaço aéreo e abrange os serviços de navegação aérea integrado às operações militares. Qualifica, ainda, o profissional em inspeção em voo e capacita o aluno a executar os preparativos, condução e análise de voos de inspeção de auxílio à navegação e à aproximação.

Nesta turma de 2014, o Capitão Aviador Bruno Michel Marcondes Alves foi o primeiro colocado no curso de Inspeção em Voo e recebeu, junto com o Primeiro Sargento Básico em Eletrônica Douglas Vargas Del Bosco, o prêmio Omnisys, como reconhecimento pelo destaque no estudo de aplicações tecnológicas avançadas.

Em seguida, foi entregue o titulo e o distintivo de piloto inspetor honorário ao Brigadeiro do Ar Carlos Minelli, vice-presidente da CISCEA, por ter prestado relevantes serviços à inspeção em voo. Foi destacada, ainda, a formação da primeira militar do quadro feminino na função de piloto inspetor, a Capitão Aviador Fernanda Görtz.

FAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]