Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Cbers-4 passa pelo Brasil e começa a captar imagens


Brasília, 8 de dezembro de 2014 – Lançado da base de Taiyuan, na China, na manhã de domingo (7), o satélite sino-brasileiros de sensoriamento remoto Cbers-4 passou pela primeira vez sobre o  território brasileiro por volta das 10h de domingo, sendo monitorado pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

Os dados de telemetria captados indicam que o satélite opera nas condições previstas para essa primeira fase. O Cbers-4 deve começar a captar as primeiras imagens do planeta em fase de testes ainda hoje (8). O satélite completa uma órbita em torno da Terra a cada 100 minutos.

Com duas toneladas de peso e equipado com quatro câmaras o Cbers-4 dará 14 voltas no planeta por dia. Em baixa resolução ele imagea toda superfície em cinco dias, em média resolução esse tempo é de 26 dias e em alta resolução de 52 dias.

Suas imagens, que são distribuídas gratuitamente para milhares de usuários, têm diversas aplicações na área de monitoramento ambiental, agrícola e planejamento urbano. A vida útil do Cbers-4 é estimada para três anos.

Amanhã (9), autoridades do Brasil e China devem se reunir para tratar sobre a continuidade da cooperação espacial entre os dois países.

Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)

Foto: Divulgação/CGWIC – Lançamento do foguete Longa Marcha-4B, transportando o satélite Cbers-4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]