Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Engenharia Aeronáutica é a especialidade mais procurada no vestibular 2015



A carreira de Engenharia Aeronáutica é a opção mais procurada no vestibular 2015 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que será realizado até sexta-feira (12/11) em 16 estados e no Distrito Federal. Dos cerca de 8 mil estudantes, 1.995 optaram por essa especialidade. Já as modalidades de Engenharia Mecânica-Aeronáutica (1.631 inscritos) e Aeroespacial (1.300 inscritos) ficaram em segundo e terceiro lugares entre os vestibulandos.

A primeira prova aplicada nesta terça-feira (9/12) foi a de física. Os candidatos ainda terão pela frente exames de português, redação, inglês, matemática e química. A divulgação dos aprovados no ITA será no dia 30 de dezembro no site vestibular.ita.br.

Do total de inscritos no vestibular neste ano, 1.801 são mulheres. Já 1.158 estudantes indicaram a opção de treineiro. Quanto à procedência escolar, 20% dos candidatos provêm de escolas estaduais, 9% de escolas federais, 1% de escolas municipais e 70% de escolas particulares. Do total de inscritos, 29% fizeram curso preparatório.

“Esses futuros profissionais de engenharia, que estão fazendo agora o vestibular, vão se beneficiar muito de projetos como o KC-390, Gripen e o programa espacial, porque são programas de 10 a 15 anos. Para dar conta desse conjunto enorme de desafios técnicos e tecnológicos que temos pela frente, sem dúvida, vamos precisar de muitos jovens entusiasmados”, ressalta o reitor do ITA, Carlos Américo Pacheco.

Investimentos - O ITA deve receber investimentos da ordem de R$ 450 milhões até 2019. A primeira obra licitada, no valor de R$ 49 milhões, vai permitir a readequação das áreas antigas. O montante será destinado para a construção do novo prédio, de 16 mil m², da Divisão de Ciências Fundamentais.

“O ITA está aproveitando para tornar o ensino de engenharia mais estimulante. Queremos que os alunos hipertalentosos encontrem no instituto o espaço ideal para desenvolver todo o seu potencial e fazer a diferença para o país”, explica Pacheco.

Curso - A graduação tem duração de cinco anos, dos quais os dois primeiros constituem o curso fundamental - comum a todos os alunos, e os três últimos, o curso profissional - específico a cada especialidade de engenharia.

O ITA oferece as especialidades de Engenharia Aeronáutica, Engenharia de Computação, Engenharia Eletrônica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica e Engenharia Aeroespacial.

Os alunos da graduação do ITA recebem gratuitamente, durante todo o curso, ensino e alimentação. O candidato ao ITA, no ato da inscrição, poderá fazer opção pela carreira militar. Após o processo de seleção, observados a ordem de prioridade e os limites de vaga e de efetivo, poderá ser convocado a contar da matrícula no 1º ano do curso profissional na condição de Aspirante-a-Oficial, e após a conclusão do Curso de Graduação do ITA, será nomeado Primeiro-Tenente do Quadro de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica, da ativa.

No vestibular deste ano, 2.626 candidatos optaram pela carreira militar.

FAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]