Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Saab Dynamics vence o programa Francês Roquette NG

A Saab Dynamics foi contratada pela Francesa DGA (Direction Générale de l'Armement) para fornecer o próximo sistema polivalente lança-foguetes portátil não guiado comum aos três ramos das Forças Armadas Francesas. No âmbito do programa Roquette NG (Roquette Nouvelle Generation), o fabricante Sueco terá a responsabilidade de fornecer nos próximos anos sistemas anti-fortificações de 84 mm AT4CS nas versões AT4CS ER de alcance estendido, AT4CS AST anti-estrutura e AT4CS HE alto-explosivo anti-pessoal, que permitirão substituir progressivamente no seio das secções de infantaria Francesas os actuais sistemas AT4CS e Éryx, este último produzido pela MBDA. O sistema de armas é principalmente composto pelo lançador, a alça óptica e o foguete disponível em diversas configurações para diversas aplicações.

Estima-se que o contrato de 295 milhões de coroas suecas possa compreender o fornecimento de cerca de 9000 foguetes. Este contrato abre ainda a possibilidade de aquisições adicionais a serem possivelmente realizadas entre 2015 e 2024. A empresa fornecerá ainda serviços de apoio e logísticos integrados e simuladores. O seu parceiro Francês Nexter Munitions terá a missão de contribuir para o programa através da entrega de serviços de engenharia e logísticos.

A DGA adquiriu no passado quantidades importantes do AT4CS através de diversos contratos com o objectivo de substituir o sistema LRAC de 89 mm e complementar o sistema Éryx. O sistema levado a concurso pela Saab Dynamics e Nexter Munitions foi escolhido em detrimento do sistema Alcotan-NG proposto pela MBDA em parceria com a Espanhola Instalaza, e o Matador do Rafael Advanced Defense Systems, proposto em parceria com a TDA Armements do grupo Thales. 

(Defensa.com) (Victor M.S. Barreira)

Fotografia: O sistema AT4CS equipa também os combatentes do exército Francês equipados com o sistema FELIN de modernização do soldado (Victor M.S. Barreira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]