Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sábado, 24 de janeiro de 2015

Comandante de Operações Navais e Comandante-em-Chefe da Esquadra acompanham “Aspirantex-2015”

Aspirantes formados no convoo do NDCC “Almirante Saboia”
No dia 19 de janeiro, ao longo da costa de Santa Catarina, o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia” recebeu o Comandante de Operações Navais (CON), Almirante-de-Esquadra Elis Treidler Öberg, acompanhado do Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Liseo Zampronio.

Os Almirantes acompanham uma parcela da Operação, participando das atividades diárias dos Aspirantes, enquanto os Navios da Esquadra realizam exercícios de caráter naval, tais como: manobras táticas, reabastecimento logístico no mar, operações aéreas, incluindo eventos de ataques simulados por aeronaves da Força Aérea Brasileira e tiro antiaéreo sobre granada iluminativa (GIL) com canhões e metralhadoras das unidades navais.

Em águas das costas do Rio Grande do Sul, exercícios inopinados ocorreram visando aprimorar a prontidão dos navios, dentre eles: controle de avarias; tiros de canhão de superfície sobre alvo rebocado, que têm como propósito adestrar os navios da Força Naval na reação contra oposição de superfície; e transferência de combustível entre navios no mar, sob ameaça aérea.

Em todos os eventos programados, há participação direta dos Aspirantes que se preparam para a escolha da opção de Corpo e habilitação militar, por ocasião do retorno ao Brasil.

Ao adentrar em Águas Jurisdicionais do Uruguai, a Força-Tarefa foi recepcionada por dois navios da Armada Uruguaia, o AROU “General Artigas” e o AROU “Uruguai”, sob comando do Comandante da “Flota de Mar”, Contra-Almirante Daniel Hector Núñez Rodrigues, que pousou com a aeronave Esquilo da AROU no convoo do NDCC “Almirante Saboia” e deu boas-vindas ao CON.

A “Aspirantex” é uma Operação Naval realizada, anualmente, pela Esquadra brasileira, no mês de janeiro e tem como propósito complementar a formação dos futuros Oficiais de Marinha.

Marinha do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]