Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA COMPLETA 21 ANOS


Brasília, 10 de fevereiro de 2015 – Criada em 10 de fevereiro de 1994, a Agência Espacial Brasileira (AEB) completa hoje (10) seus 21 anos de atividade. Entre os feitos relevantes neste período se ressaltam o bem sucedido programa de satélites de sensoriamento remoto, o Cbers, realizado em parceria com a China, que colocou em órbita o quinto exemplar da série em dezembro último, e o apoio ao programa de satélites de pequeno porte, este já com dois nanossatélites no espaço.

A Agência também comemora a realização no final de 2014 de seu primeiro concurso público, cujo primeiro grupo de aprovados começam a desempenhar suas atividades neste primeiro semestre.

Autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a AEB objetiva promover, formular e coordenar a política de desenvolvimento das atividades espaciais. Sob a administração geral da Agência, o Programa Espacial Brasileiro, conforme definido pelo Sistema Nacional de Atividades Espaciais (Sindae), tem a participação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), responsável pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), pelo centros de lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN), e de Alcântara (CLA), no Maranhão.

Para desenvolver e divulgar as atividades espaciais a Agência tem os programas de Microgravidade, o Uniespaço e o AEB Escola.

CCS-AEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]