Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Jornalistas da Al Jazeera são detidos por guiar drone em Paris

Autoridades dizem não haver relação entre os funcionários da emissora de televisão e os aviões não tripulados avistados durante as duas últimas madrugadas perto de pontos turísticos da capital francesa.

Três jornalistas da emissora Al Jazeera foram presos após guiarem um drone de um parque até as redondezas de Paris, comunicou o Ministério Público da capital francesa, nesta quarta-feira (25/02).

"O primeiro estava pilotando o drone, o segundo estava filmando, e o terceiro observava", afirmou uma fonte judicial. Os nomes e as nacionalidades dos três jornalistas não foram divulgados. Sabe-se apenas que eles têm 34, 52 e 68 anos de idade.

As detenções ocorreram após vários incidentes recentes envolvendo aeronaves não tripuladas em Paris. No entanto, não há indícios de que os jornalistas estariam ligados aos drones avistados sobre a cidade nesta semana.

"No momento não há nenhuma relação entre essas prisões e os sobrevoos noturnos", disse um porta-voz do gabinete do MP parisiense.

Pela lei francesa, eles podem ser mantidos detidos por no máximo 24 horas. Guiar drones sem licença é ilegal na França e pode acarretar em no máximo um ano de prisão e numa multa de 75 mil euros. Os últimos registros de drones nos céus de Paris vêm em um momento de maior vigilância nacional após os atentados do mês passado.

Nas madrugadas de terça-feira e quarta-feira, diversos drones foram avistados sobre pontos turísticos e estratégicos da capital francesa. Nas duas noites, as aeronaves foram vistas perto de locais como a Torre Eiffel, a embaixada dos EUA e o palácio presidencial.

DW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]