Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

O sistema FORAN da Sener faz 50 anos


O sistema FORAN completa meio século em 2015. Com 50 anos, o FORAN é o software CAD/CAM/CAE naval mais antigo do setor e um ativo tecnológico para o grupo de engenharia e tecnologia SENER, que confiou neste produto ao longo do tempo como um de seus sinais de identidade. Para comemorar este importante acontecimento, a SENER organizará um evento que contará com clientes de todo o mundo.

FORAN, acrônimo de FORmas ANalíticas, é um sistema CAD completo para projetos, construção e engenharia de todo tipo de navios e artefatos marinhos. Permite criar de forma eficiente um modelo 3D virtual detalhado de um barco a partir do qual é possível obter, de forma automática, toda a informação necessária para sua fabricação e montagem. Adicionalmente, este modelo 3D se transforma em fonte de dados para outras ferramentas, como os aplicativos de gestão de ciclo de vida do projeto (Product Lifecycle Management - PLM), de gestão de compras ou de planejamento.

Atualmente, o FORAN está em 30 países dos cinco continentes. Entre os clientes mais importantes estão Navantia (Espanha), BAE Systems (Reino Unido), Sanoyas (Japão), UDIN (Coreia do Sul), Severnoye DB (Rússia), o grupo internacional Rolls-Royce Marine e o grupo VARD (Noruega). Na Espanha, é a ferramenta padrão de trabalho, empregada em quase todos os escritórios técnicos e estaleiros. Também na Europa, é um dos sistemas de referência e está igualmente instalado em estaleiros da América, tanto na América Latina quanto nos EUA, assim como no Oriente Médio. E, nos últimos anos, o FORAN desembarcou como determinação na Ásia, onde a SENER abriu escritórios na China, Japão e Coreia do Sul, países que concentram quase 90% da construção naval civil mundial, que será, em curto prazo, o principal mercado para o FORAN junto com o setor naval militar.

Algumas das referências destacadas do FORAN nos últimos anos são o Bulkcarrier Spring Aeolian da Sanoyas, o navio de carga a granel de maior categoria do mundo, a PANAMAX (com dimensões para atravessar o Canal do Panamá); o TEXACO Captain FPSO da Navantia, com capacidade para armazenar 550.000 barris; a draga Leiv Eiriksson de Construções Navais do Norte, que é a maior do mundo, com 46.000 m3 de capacidade; e os citados projetos da BAE Systems, o HMS Queen Elizabeth Carrier e a série de submarinos Successor.

 Breve história do FORAN

O sistema FORAN foi concebido pelo cofundador da SENER, José Manuel de Sendagorta, em 1964, como uma ferramenta de ajuda para que a SENER, que nasceu como uma empresa de engenharia naval, pudesse desenvolver seus projetos. Em 1965, foi lançada uma primeira versão do software, somente para uso interno com o nome de FORAN, acrônimo de FORmas ANalíticas. Logo foi demonstrado que ele podia evoluir até se transformar em um produto comercial exportável a outros escritórios técnicos. Seu primeiro cliente chegou em 1968 e foi a antiga Bazán, agora integrada ao grupo Navantia. Logo vieram outros clientes da Espanha e Europa. No final da década de 70, desembarcou na Argentina e, já nos anos 90, também no Brasil.

O FORAN é o único software naval criado pelo e para os engenheiros navais para solucionar seus próprios problemas. Deste modo, seu objetivo sempre foi automatizar ao máximo o processo de produção para fabricar navios melhores a um menor custo e em um prazo mais curto. Portanto, foi idealizado desde o princípio como um sistema modular e perfeitamente integrado, capaz de oferecer uma grande versatilidade.

Sua posição de líder tecnológico está reconhecida internacionalmente no setor naval e avalizada por uma longa história pioneira: foi o primeiro sistema a implementar uma base de dados com modelo de produto, em extrair uma versão para Windows, uma base de dados em Oracle ou uma integração com aplicativos de gestão de ciclo de vida ou PLM. Esta liderança tecnológica foi obtida pela capacidade do FORAN de se antecipar às demandas do mercado: atualmente trabalha em aplicações de engenharia de apoio e distribuição, de visualização avançada, de realidade virtual e de realidade aumentada, e sobre conceitos como o estaleiro digital e a robotização.

O investimento contínuo em inovação que a SENER realizou fez do FORAN uma referência da capacidade de inovar e exportar da indústria espanhola. Por isso, ele tem sido reconhecido com diversos prêmios, entre os quais podemos citar o Prêmio Príncipe Felipe à excelência empresarial, outorgado pelo Ministério da Indústria, em 2008, o Prêmio Miguel Pardo (2009) e o Prêmio de Tecnologia e Inovação (2013), ambos concedidos pelo Cluster Marítimo Espanhol. Dentro de alguns meses, o FORAN lançará sua versão 80, com avanços em modernidade e funcionalidades significativas para o setor offshore, que será um dos nichos de crescimento dos próximos anos.

(Defensa.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]