Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Primeiro nanossatélite 100% brasileiro é lançado ao espaço


O projeto é uma iniciativa de alunos e professores do ITA.

O Brasil teve mais uma conquista na área da tecnologia. O primeiro nanossatélite totalmente projetado, produzido e testado com tecnologia nacional foi lançado ao espaço em janeiro de 2015 e entrou em órbita nesta quinta-feira (05/02). O AESP-14, também conhecido como cubesat, é uma iniciativa dos estudantes de graduação e pós-graduação e professores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Com as dimensões de um cubo, com 10 centímetros de lado e pesando quase um quilo, o dispositivo foi produzido em parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o ITA, ambos em São José dos Campos (SP). Sua missão é validar subsistemas desenvolvidos por alunos de graduação e pós-graduação do ITA, além de levar acoplado um equipamento que é capaz de medir bolhas na ionosfera.

Essa história você confere na edição de janeiro do jornal Notaer, que também ressalta que o processo de lançamento foi dividido em duas etapas. A primeira, a partir de Cabo Cavernal, nos EUA, com destino à Estação Espacial Internacional. 


Agência Força Aérea e AEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]