Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Satélite produzido por alunos do ITA é lançado ao espaço

O cubo tem apenas dez centímetros de lado e pesa menos de um quilo (YouTube/Reprodução)

Criado principalmente para capacitar mão de obra no país, o equipamento vai transmitir dados na frequência de radioamador.

O primeiro satélite de pequeno porte brasileiro, o Cubesat AESP-14, foi lançado ao espaço na quinta-feira, a partir da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Trata-se de um cubo apenas 10 centímetros de lado e menos de 1 quilo de peso, produzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ambos em São José dos Campos, em São Paulo.

Sua função é transmitir dados na frequência de radioamador. A partir dele, a comunidade radioamadora receberá 100 arquivos armazenados no satélite. O equipamento foi criado principalmente para capacitar mão de obra no país.

O lançamento AESP-14 foi realizado por meio do dispositivo japonês JEM Small Satellite Orbital Deployer (J-SSOD), um lançador desenvolvido para satélites de pequeno porte. No momento do lançamento, a estação espacial estava nas proximidades do continente africano.

Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]