Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

terça-feira, 24 de março de 2015

Jaques Wagner amplia a proteção da Amazônia ao inaugurar destacamento

Ministro Jaques Wagner visita a Base Aérea de Porto Velho

Porto Velho (RO) e Eirunepé (AM) – O ministro da Defesa, Jaques Wagner, assegura o aumento da proteção da região Amazônica Ocidental ao inaugurar nesta terça-feira (24/3) o Destacamento de Aeronáutica de Eirunepé, situado na região do Alto Juruá, a 1.100 quilômetros de Manaus (AM).

Na Base Aérea de Porto Velho, o ministro conheceu o helicóptero AH-2 Sabre, do Esquadrão Poti, máquina de ataque da Força Aérea Brasileira. O esquadrão possui 12 aeronaves, que realizam missões de defesa, escolta de aeronaves e ataque ao solo.

Durante entrevista coletiva, Jaques Wagner disse que o helicóptero vai operar em colaboração com o Ministério da Justiça e a Polícia Federal no combate ao narcotráfico, reforçando o planejamento de proteção às fronteiras para aumentar a soberania nacional.

Na prática, a Defesa tem fortalecido os postos de fronteira, como o que ele visitou no início de março, em São Gabriel da Cachoeira (AM).

“Como é difícil manter um homem em cada posição de fronteira, será necessário recorrer à tecnologia para intensificar a proteção nas fronteiras”, informou.

Na visita, o ministro fez um sobrevoo com AH-2 Sabre. A bordo, o ministro recebeu instruções sobre o manuseio dos instrumentos. O helicóptero conta com munição e um canhão de alta precisão, e oferece condições de guarnecer nossas fronteiras.

O comandante do Esquadrão de Fronteira, coronel Rodrigo Gibin Duarte, disse que nesse ano será possível voar acima da meta, que é de 1.270 horas, a serem completadas em setembro. Segundo o comandante aviador Gibin, a partir de setembro, os voos já terão superado a meta.

Ele ressaltou a importância da aeronave e do esquadrão para missões especiais na região, como ocorreu no ano passado na Operação Ágata, quando um helicóptero sem planejamento de voo foi interceptado pela Força Aérea.


Helicóptero AH-2 Sabre Foto: Jorge Cardoso
AH-2 Sabre

O Esquadrão Poti recebeu hoje o último helicóptero AH-2 Sabre, que completa a frota composta de 12 aeronaves. Os helicópteros AH-2 Sabre são de fabricação russa e os primeiros de combate em operação nas Forças Armadas brasileiras. Eles começaram a ser utilizados em 2009. As aeronaves já atuaram na proteção do espaço aéreo durante a Copa do Mundo.

O AH-2 conta com um canhão de 23 mm capaz de disparar até três mil tiros por minuto. Para se ter uma ideia, cada tiro causa o mesmo impacto de quase 100 tiros de uma arma de calibre 7,62mm, como os fuzis utilizados por tropas no solo.

O canhão do AH-2 também permite ao helicóptero atirar em seus alvos de frente ou de lado. O Sabre pode levar até 60 foguetes de 80 mm e oito mísseis ar-terra.

Os helicópteros são tripulados por dois aviadores.  A cabine dos pilotos é blindada e vedada para o caso de contaminação química ou biológica.

O evento de hoje ainda contou com as presenças do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, e o comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII Comar) brigadeiro Antônio José Mendonça de Toledo Lobato.

Destacamento de Eirunepé

De Porto Velho, o ministro e comitiva seguiram para Eirunepé, onde conheceram o Destacamento localizado na fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru. O local tem uma pista de 2.300 metros.

O destacamento permitirá à FAB, além de melhor apoio logístico, maior integração com as comunidades da região, uma vez que aeronaves e militares terão oportunidade de promover ações sociais e humanitárias, em apoio a órgãos governamentais.

O ministro visitou ainda as ações sociais (Aciso) promovidas pelo Destacamento de Controle do Tráfego Aéreo.

A Aciso irá promover esta semana atendimento médico nas especialidades de ginecologia, dermatologia, clinica geral, otorrinolaringologista, pediatria e odontologia, além de serviços odontológicos. A estimativa é de atender 900 pessoas da comunidade de Eirunepé.

Tribuna da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]