Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 11 de março de 2015

O futuro é agora! O X4, denominado H160, é revelado na Heli-Expo


Produto com design diferenciado e tecnologia inovadora é o primeiro laçamento sob a nova identidade corporativa Airbus Helicopters

Na última semana, um novo capítulo da história da Airbus Helicopters foi desenhado. A empresa revelou seu novo helicóptero H160 – desenvolvido no programa X4 – na HAI Heli- Expo Airshow, em Orlando, na Florida. O modelo foi apresentado ao público pelo CEO Guillaume Faury.

O H160 é o primeiro produto a ser desenvolvido sob a identidade corporativa da Airbus Helicopters, inaugurando também o novo sistema de designação numérica das aeronaves da marca. Do nariz à cauda, a aeronave, que terá de 5,5 a 6 toneladas, traz avanços em design, sistemas e reflete o plano de transformação da Airbus Helicopters, que coloca a satisfação do cliente e a segurança operacional como prioridades. Em suma, o novo helicóptero incorpora os valores da Airbus Helicopters em termos de integridade, agilidade e unidade, sendo emblemático na busca da empresa por excelência em suas atividades.

"O H160 representa a nossa estratégia para fornecer as soluções mais eficientes para os nossos clientes, que utilizam as aeronaves para servir, proteger, salvar vidas e transportar com segurança os passageiros nos mais exigentes ambientes", disse Guillaume Faury. "Somos movidos por essa missão, definida como nosso novo slogan: Importante para você. Essencial para nós", comentou.

O design diferenciado do H160 inclui duas novidades nos helicópteros da Airbus, ambas para oferecer melhor desempenho e estabilidade de voo. Uma delas é o maior de todos os rotores de cauda carenados, tipo Fenestron®, que traz em suas pás uma inclinação dupla em um ângulo de 12 graus, aumentando ainda mais o controle de eficiência anti-torque.

A outra é o novo o Estabilizador Biplano™, cujo projeto original envolve a colocação de estabilizadores interligados em nível duplo. Esse recurso facilita as manobras e reduz significativamente perdas aerodinâmicas em voos pairados ou de baixa velocidade.

Um avanço adicional de tecnologia no H160 é o início do uso em produção das pás do rotor principal sob o conceito Blue Edge®, cuja forma revolucionária em  “double-swept” muda a interação do vórtice da lâmina (BVI) que ocorre na extremidade das pás de qualquer helicóptero.

Além de reduzir os níveis de ruído exterior em 50% (três decibéis) e atenuar o batimento das pás do helicóptero, a eficácia do projeto Blue Edge® aumenta a possibilidade de carga no H160 em até 100 kg quando comparado com pás do rotor tradicionais, dependendo das condições de voo.

A estrutura estilizada do modelo contribui para a beleza estética do H160. A cabine de pilotagem traz grandes para-brisas para excelente visibilidade externa do piloto, assim como as janelas laterais, que apresentam tamanho inigualável para tripulantes e passageiros. O H160 é o primeiro helicóptero civil totalmente construído em materiais compostos, resultando em uma estrutura que é mais leve em peso, mais robusta, resistente à corrosão e à fadiga, mas que ao mesmo tempo exige menor manutenção.

O comprovado sistema de cabeça do rotor principal sem rolamentos Spheriflex, da Airbus Helicopters, foi aperfeiçoado com a aplicação de tecnologia termoplástica inovadora - o que reduz o peso e aumenta a tolerância a danos.

A integração de aviônicos Helionix® marca a mais recente aplicação da primeira suíte de aviônicos digitais que foi totalmente projetada e integrada por um fabricante de helicópteros. Os operadores irão se beneficiar do aumento de segurança que o Helionix® fornece através da redução da carga de trabalho do piloto, consciência situacional melhorada, melhor proteção do envelope de voo e redundância do sistema.

A inovação também se estende para a organização do programa H160, baseada em equipes multifuncionais de engenharia, produção e suporte ao cliente trabalhando simultaneamente para maximizar produtibilidade, facilidade de manutenção e desempenho. Até agora, mais de 600 pessoas estiveram envolvidas no programa H160 em Marignane e La Courneuve, na França, e em Donauwörth, na Alemanha.

O H160 pode ser adaptado para uma ampla gama de missões incluindo as operações de petróleo e gás, serviços aeromédicos de emergência, serviço público, bem como a de aviação comercial e privada.

A Airbus Helicopters concluiu com êxito a integração do primeiro protótipo do H160 no último trimestre de 2014, conforme planejado, e deverá realizar o voo inaugural do modelo ainda este ano, com a entrada em serviço prevista para 2018.

Para rever a apresentação do novo H160 e demais vídeos do helicóptero acesse: www.airbushelicopters.com.

Airbus Helicopters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]