Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 4 de março de 2015

Operação Amazônia Azul: Marinha intensifica fiscalização na costa brasileira

Segunda edição da Amazônia Azul prevê o emprego de 15 mil militares, 50 navios e 10 aeronaves em ações em toda a costa nacional

Brasília, 04/03/15 - A segunda edição da Operação “Amazônia Azul” começou no último 02/03 em toda a costa nacional e segue até o dia 07/03. O objetivo é conter ilícitos em todo o mar territorial, com 3,5 milhões de Km². O patrulhamento é realizado pela Marinha do Brasil e coordenado pelo Comando de Operações Navais localizado no Rio de Janeiro.

A finalidade da missão é intensificar a fiscalização e o cumprimento de leis e regulamentos marítimos. A Força Naval está empregando cerca de 15 mil militares, 50 navios, 10 aeronaves e 200 embarcações das Capitanias dos Portos regionais.

O patrulhamento conta, ainda, com a participação da Força Aérea Brasileira, da Secretaria de Receita Federal, do Departamento de Polícia Federal, dos Institutos Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Também colaboram a Petrobras e a Transpetro.

É pela “Amazônia Azul” que circulam 95% do comércio exterior e de onde se extrai 90% da produção de petróleo
Durante o período, os navios da Marinha realizam atividades de patrulha e de inspeção naval, simultaneamente, em diversos pontos da costa brasileira e das águas interiores, como rios e lagos. Além dos treinamentos operativos com o propósito de aprimorar a capacidade de comando e controle.

As ações de patrulha naval têm como objetivo a implementação e a fiscalização do cumprimento de leis. Já as de Inspeção Naval, visam à segurança do tráfego aquaviário e à salvaguarda da vida humana no mar e nos rios. Além da realização de ações educativas e conscientizar as pessoas sobre a segurança da navegação.

É pelo mar brasileiro “Amazônia Azul” que circulam 95% do comércio exterior e dele se extrai aproximadamente 90% da produção de petróleo. É lá que são gerados milhões de empregos, diretos e indiretos, nos setores de pesca, turismo, pesquisa e energia, subsidiando recursos para a economia do país e promovendo o desenvolvimento sustentável.

Além disso, a Operação Amazônia Azul tem como objetivo a aquisição de capacidades e competências que serão úteis na atuação da Força Naval nos grandes eventos, como os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Ministério da Defesa.

Um comentário:

  1. Parabéns , excelente trabalho amigos, eu penso que se existe lei é para ser comprida, DEUS os acompanhe sempre, abençoado fim de semana, sucesso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]