Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

terça-feira, 10 de março de 2015

Eurofighter Typhoon da Arábia Saudita empregam bombas Paveway IV contra o Estado Islâmico

Os aviões de caça Eurofighter Typhoon da Arábia Saudita, que estão participando da campanha de bombardeio contra o Estado islâmico na Síria têm sido os primeiros a operar em combate  munições de precisão  Paveway IV do fabricante Raytheon EUA. O Paveway IV é o mais recente desenvolvimento da família Paveway e combina uma bomba MK82 de 227 kg.  de uso geral com um sistema de orientação dual  GPS -inercial com guiado laser.

Este kit de guiado de  precisão para bombas convencionais foi desenvolvido  nos EUA e divisões britânicas da Raytheon para a integração no avião de caça Panavia Tornado e posteriormente no Eurofighter Typhoon da Royal Air Force. Na primeira ele já está em serviço, tendo sido empregado no Afeganistão e na Líbia e no Iraque contra o Estado islâmico, mas os Typhoon britânico ainda não a empregavam, embora em exercícios Red Flag, realizados em janeiro, em Nevada, Estados Unidos, um Typhoon britânico lançou 20 destas bombas.

A Força Aérea da Arábia Saudita adquiriu  esses armamentos de precisão por  247  milhões de dólares. embora as entregas foram atrasadas pela falta de autorização dos EUA por incluir componentes de fabricação nesse país. Finalmente chegaram a Arábia Saudita em 2013 . que tornou-se o primeiro usuário deste sistema operacional, usando-o desde os aviões de combate que Typhoon adquiriu da BAE Systems em 2007. 

(JNG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]