Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 26 de março de 2015

Universitário vencedor de concurso internacional será 2º brasileiro a ir para o espaço


Pedro Nehme, 23 anos, é ex-estagiário da Nasa e tem viagem prevista para o final deste ano

Do R7

O estudante de engenharia elétrica Pedro Nehme, da UnB (Universidade de Brasília), está prestes a viajar para o espaço. Lá, ele vai conduzir um experimento criado por estudantes de escolas públicas, que será selecionado pela AEB (Agência Espacial Brasileira) por meio de uma chamada pública.

Ex-bolsista do CsF (Ciência sem Fronteiras) e ex-estagiário da agência espacial norte-americana Nasa, o brasiliense de 23 anos ganhou uma promoção mundial assim que voltou do intercâmbio. O prêmio é um voo suborbital, que está previsto para ocorrer no final do ano.

Nehme será o segundo brasileiro a ir para o espaço, sendo o primeiro civil. Em 2006, o militar da FAB (Força Aérea Brasileira) Marcos Pontes embarcou em um voo orbital para a Estação Espacial Internacional.

No caso de Nehme, o veículo espacial não entrará em órbita e a viagem terá duração total de uma hora. Serão entre cinco e seis minutos em microgravidade. “Estou ansioso para essa missão”, diz o estudante.

Washington e estágio na Nasa

Pelo Ciência sem Fronteiras, Nehme estudou na Catholic University of America em Washington, nos EUA, no ano de 2012. Três meses depois de sua chegada ao país norte-americano, foi selecionado junto com outros seis bolsistas do CsF para o estágio na Nasa, no Goddard Space Flight Center, onde permaneceu por nove meses. Lá, trabalhou na divisão de astrofísica, com balões de grande altitude – capazes de levar instrumentos de pesquisa para a estratosfera.

Foi exatamente esse conhecimento que ajudou Nehme a ganhar o concurso da empresa aérea que vai levá-lo ao espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]