Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

domingo, 26 de abril de 2015

Drone anti-drone


Empresa francesa cria drone capaz de localizar operações hostis

Paris tem sido vítima de uma frota de drones pilotados anonimamente que sobrevoam marcos históricos, edifícios do governo e até uma estação geradora nuclear. Fatos que tem mantido a segurança interna em alerta máximo.

As autoridades ainda não conseguiram determinar a origem dos voos, nem traçar uma ligação com grupos terroristas. Provavelmente a ação parte de grupos amadores, incluindo turistas desavisados, mas que ainda assim tem desafiado polícia.

Visando uma resposta as ameaças, a francesa ECA Group, especializada em soluções aeronáuticas, desenvolveu um drone anti-drone.

O projeto baseado no drone IT180 é capaz de caçar drones e identificar seus pilotos. O novo aparato possui uma série de sistemas que permitem detectar o drone agressor e localizar seu operador. O aparelho faz uma triangulação do controlador através de uma série de sistemas instalados a bordo, podendo em seguida monitorar o operador através de câmeras de alta definição.  Ao contrário das soluções disponíveis até agora, que se concentram principalmente na neutralização de drones em voo, o IT180 torna possível identificar os operadores maliciosos de forma discreta, possibilitando a ação das autoridades ainda durante a operação do drone, coletando todas as provas necessárias para a futura acusação.

Por motivos óbvios o fabricante não revela o funcionamento do IT180 e suas reais capacidade de contra-espionagem.

Aparentemente, o ECA IT180 foi testado duas vezes pelas autoridades francesas que ficaram plenamente satisfeitas com o drone anti-drone, podendo localizar os pilotos dentro de um raio de 700 m em menos de um minuto.

É o caso de dizer “cherchez le drone”

Revista Aero Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]