Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

domingo, 12 de abril de 2015

FAB apresenta projetos estratégicos em feira internacional de defesa e segurança


Os destaques são o Gripen NG, o cargueiro KC-390 e o míssil A-Darter.

O foco da participação da Força Aérea Brasileira (FAB) na LAAD Defense and Security 2015, considerada a maior feira de defesa e segurança da América Latina, são seus três principais projetos de reaparelhamento: o Gripen NG, o míssil A-Darter e a aeronave KC-390. A feira será realizada no Riocentro, na zona oeste do Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 14 e 17 de abril.

"A LAAD é uma oportunidade única de apresentar novos projetos e tecnologias e unir os anseios governamentais às respostas das empresas da área de defesa", ressalta o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. 

Um dos principais projetos estratégicos em andamento na FAB, atualmente, é a compra de 36 unidades de caças Gripen NG da empresa sueca SAAB. O contrato foi assinado em outubro de 2014 e a previsão é de que o protótipo da aeronave seja apresentado já no próximo ano. Enquanto isso, dois pilotos da FAB, os capitães Ramon Santos Fórneas e Gustavo de Oliveira Pascotto, estão em treinamento na Suécia.

Uma das armas que irá equipar o Gripen NG, o míssil A-Darter, está sendo desenvolvido em parceria com a África do Sul e também será destaque. Empresas brasileiras já receberam tecnologia transferida pela sul-africana Denel e soluções tecnológicas desenvolvidas para o míssil estão sendo usadas em outros produtos da indústria nacional. O A-Darter está em fase de testes e a previsão é de que seja finalizado no primeiro semestre de 2016.
 


Outro projeto importante é o cargueiro KC-390, o maior avião já desenvolvido no Brasil, uma parceria entre a Embraer e a FAB envolvendo mais de 50 empresas nacionais e a colaboração de Portugal, Argentina e República Tcheca. O KC-390, que fez seu voo inaugural no dia 3 de fevereiro deste ano, é capaz de transportar até 23 toneladas de carga e vai realizar missões de ajuda humanitária, lançamento de paraquedistas, reabastecimento de aeronaves durante o voo, pouso na Antártica, entre outras. O cargueiro irá substituir, na FAB, o C-130 Hércules, que está em operação desde a década de 1960.


A LAAD reúne indústrias, empresas, forças armadas e autoridades ligadas às áreas de defesa de diversos países. Para este ano, a organização espera delegações de 70 países e mais de 700 expositores, além de aproximadamente 40 mil visitantes. 


Assista, no vídeo abaixo, como foi o voo inaugural do KC-390:



 
Agência Força Aérea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]