Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Esquadrão HA-1 completa 37 anos


 
O Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque Antissubmarino foi criado no dia 15 de maio de 1978, pelo decreto nº 81.660 e ativado em 17 de janeiro de 1979, estando sediado desde então na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, na região norte do Estado do Rio de Janeiro. O Esquadrão Lince, naquela época, contava com 9 aeronaves Westland SAH-11 Lynx, tendo como missão: "Prover os meios aéreos integrantes do sistema de armas das Fragatas Classe Niterói, a fim de ampliar as possibilidades dos sensores de bordo, assim como a capacidade de reação do navio".

Em 1995, a Marinha do Brasil, visando a modernização de sua frota, substituiu as antigas aeronaves SAH-11 pelo modelo Westland AH-11A Super Lynx. Em função da Marinha do Brasil ter adquirido novos meios de superfície e da versatilidade demonstrada pela aeronave ao longo de vários anos de operação, o Esquadrão Lince, em 20 de agosto de 1997, teve sua missão alterada, tornando-a mais abrangente e o seu nome mudou para Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque.
     

As tarefas básicas do Esquadrão Lince são as seguintes: esclarecimento, ataque a alvos de superfície, acompanhamento de alvos, designação de alvos além do horizonte (OTHT), ataques vetorados a alvos submarinos e ações de guerra eletrônica. As aeronaves do Esquadrão HA-1 podem ser empregadas em várias tarefas secundárias, tais como: evacuação aeromédica, busca e salvamento (SAR), tarefas humanitárias, transporte de tropa, levantamento fotográfico, espotagem de tiro de superfície, recolhimento de drones aéreos e torpedos, apoio à varredura e caça de minas e operações especiais.


A missão do Esquadrão Lince é: "Prover os meios aéreos que integram o sistema de armas dos navios de superfície da Esquadra, a fim de ampliar as possibilidades dos sensores de bordo e a capacidade de reação dos navios".O Esquadrão HA-1 deverá ser uma OM de profissionais dedicados às operações no mar e ao apoio aos escoltas de nossa Esquadra, constituindo-se parte de seus sistemas de armas. A manutenção e a operação de suas aeronaves deverão ser realizadas com eficácia e presteza, centradas em alto padrão de qualidade, segurança e economia de recursos.

"Os Olhos e Ouvidos da Esquadra"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]