Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Esquadrão Tracajá comemora 46 anos


Unidade atua na região amazônica desde 1969.

Sediado na Base Aérea de Belém, o Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1º ETA), Esquadrão Tracajá, completou 46 anos nesta terça-feira (12/05). A data foi comemorada com uma cerimônia, na qual militares do efetivo foram agraciados com as menções de Praça e Graduado Padrão, Destaque de Segurança de Voo e Destaque Operacional do Comando-Geral de Operações Aéreas.
 


Criado em 12 de maio de 1969, o 1° ETA foi inicialmente equipado com os hidroaviões C-10 Catalina. Com pousos em rios da região, o esquadrão proporcionava integração nacional em localidades onde às vezes sequer havia pistas de pouso. Na época, aviões C-47 da unidade também desbravaram linhas do Correio Aéreo Nacional na Amazônia.

“Os Catalineiros, como são conhecidos, a bordo das históricas aeronaves C-10 Catalina e C-47 Douglas ou nos bastidores dos hangares e das oficinas, esculpiram no tempo um legado de abnegação, de determinação e de superação, o marco regulador que permeia a nobre tarefa de voar e fazer voar”, ressaltou o Tenente-Coronel Aviador Toni Roberto Carvalho Teixeira, Comandante do 1º ETA.

Entre 1995 e 1996, o Tracajá participou da Missão de Observadores Militares Equador-Peru (MOMEP). Um avião C-98 Caravan transportava militares do Brasil, Chile, Estados Unidos e Argentina envolvidos nas atividades de desmilitarização após o conflito ocorrido na região.


Hoje equipado com aeronaves C-95 Bandeirante, C-97 Brasília e C-98 Caravan, o 1° ETA realiza missões em apoio às comunidades ribeirinhas e às unidades das Forças Armadas na região amazônica.

1º ETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]