Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

segunda-feira, 11 de maio de 2015

França pode vender Mistral russo à China



Os porta-helicópteros tipo Mistral construídos em França por encomenda da Rússia poderão ser vendidos à China, escreveu hoje (11) o jornal Want China Times.

Em conexão com a rescisão do contrato de fornecimento de navios a Moscou, os russos estão à espera do cumprimento das obrigações ou reembolso do contrato.

Segundo a mídia chinesa, a França pode vender os Mistrais, destinados à Rússia, aos chineses. De acordo com relatos da mídia chinesa, a Marinha do Exército de Libertação Popular da China está esperando a visita de um grupo de navios de guerra franceses, cujo número irá incluir dois navios militares: o navio de desembarque tipo Mistral Dixmude e a fragata tipo Lafayette Acoint.

Ontem, o vice-primeiro-ministro russo Dmitry Rogozin disse que, sem a permissão da Federação da Rússia, a França não pode vender os porta-helicópteros e que a "parte francesa foi informada disso."

“A Rússia assinou o contrato com a França para a compra de dois Mistrais, mas o negócio foi frustrado por causa das sanções introduzidas em conexão com a crise ucraniana. A França pode tentar vendê-los a outros países, tais como o Brasil, Canadá, Egito ou Índia. Agora soube-se que um dos principais potenciais compradores é a China”, escreveu a revista Want China Times.

A Rússia e França assinaram, em junho de 2011, um acordo de US$ 1,5 bilhões para a construção de dois navios tipo Mistral. A entrega da primeira embarcação estava prevista para novembro de 2014, mas nunca aconteceu. Paris adiou a entrega, alegando interferência de Moscou na crise ucraniana.

O lado russo negou várias vezes qualquer envolvimento no conflito interno ucraniano, advertindo que a França terá de pagar uma multa em caso de não cumprimento das suas obrigações no âmbito do contrato.

Sputnik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]