Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

segunda-feira, 4 de maio de 2015

OTAN inicia manobras navais antissubmarino na Noruega


O Comando Marítimo da OTAN informou em comunicado nesta segunda-feira (4) o início dos exercícios navais antissubmarino Dynamic Mongoose 2015, na costa oeste da Noruega. As manobras em larga escala, que vão até o dia 14, envolvem um total de 20 navios de guerra, aeronaves e submarinos, e são as terceiras realizadas pela Aliança no país desde 2012.

Os exercícios anteriores tiveram como foco a procura, a detecção e a destruição de submarinos pertencentes a um inimigo hipotético. Os deste ano diferem das manobras anteriores e envolvem a participação da Suécia, país que não faz parte da OTAN.

O comando operacional das forças armadas norueguesas disse anteriormente que a Noruega enviaria sua fragata antissubmarino da classe Fridtjof Nansen para participar dos Dynamic Mongoose 2015.

Em 2013, foram sete países membros da OTAN fornecendo quatro navios de guerra, 11 aviões e helicópteros e quatro submarinos.

Já as manobras de 2015 envolvem a participação de 11 países, incluindo a Suécia, e mais de cinco mil militares. A sede da operação está localizada na base naval norueguesa de Haakonsvern, perto de Bergen, bem como no aeródromo de Sola da Força Aérea norueguesa em Stavanger.

O planejamento e a coordenação do Dynamic Mongoose 2015 são exercidos pelo Comando Submarino da OTAN na base de Northwood, no Reino Unido.

O aumento das atividades militares da organização ocidental vem suscitando questionamentos e preocupações por parte de Moscou. Segundo o jornal alemão Frankfurter Allgemeine, os comandos militares da Rússia e da OTAN instalaram uma linha telefônica direta para o caso de crise. Se confirmada a notícia, será a primeira vez desde a Guerra Fria que as duas partes passam novamente a ter uma forma de comunicação direta entre suas respectivas chefias militares.

Sputnik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]