Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Policial do BOPE cria projeto de kickboxing na UPP Borel

O soldado do BOPE, Higor Virgínio (à esquerda), de 33 anos, será astro do reality que estreia neste domingo / Bruna Basilio

Agente será o protagonista da nova temporada do “Papo de Polícia”

Soraya Batista

O soldado do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) Higor Virgínio Cabral de Oliveira, de 33 anos, será a estrela da 5ª temporada do reality social "Papo de Polícia", que estreia neste domingo, dia 31 de maio, no Multishow. Nascido e criado em uma favela da Zona Norte da cidade, o policial divide seu tempo entre o seu trabalho no Bope e seu projeto de kickboxing no Borel.

Aos 18 anos, Virgínio, que sempre estudou em colégio público, entrou para o Exército, onde fez curso de Comandos, uma espécie de Operações Especiais. Em 2008 foi aprovado para a Polícia Militar e em 2009 começou a atuar na Unidade de Polícia Pacificadora do Morro do Borel, na Tijuca.

No ano seguinte, iniciou o projeto de lutas com as aulas gratuitas de kickboxing, no Morro da Casa Branca. A iniciativa acontece três vezes por semana e conta com 80 alunos, entre 8 e 42 anos, muitos ex-traficantes e egressos. Eles já disputam campeonatos e vários deles já conseguiram conquistar medalhas.

 

Uma compilação dos episódios foi exibida para os soldados do BOPE
Anos depois, foi um dos 300 candidatos para o Curso de Operações Especiais do Bope. Apenas 70 candidatos começaram o curso. Só 22 concluíram, entre eles o "56", número que Virgínio usou na camisa durante os cinco meses de obstáculos físicos e psicológicos. Hoje, Virgínio é chamado “caveira dupla” graças aos dois cursos de operações especiais, do Bope e do Exército. Mas o soldado não deixou o projeto do Borel de lado.

“Eu não esperava chegar aonde eu cheguei com esse projeto. Eu estou lá há quatro anos, pago até cursos (por fora) para alguns alunos, porque não adianta apenas dar conselho, ter que dar um meio, uma ajuda para aquela pessoa. Eu achava que não ia conseguir levar, mas com dedicação, acreditando, a gente consegue fazer uma coisa para mudar. Eu espero agora que cada vez mais alunos consigam suas faixas pretas, que todos se formem e sejam bem sucedidos. Eu almejo cada vez mais.”

A produtora do AfroReggae Larissa Lage acompanhou Virgínio em diferentes momentos e durante o programa exibe, com exclusividade, cenas de operações que retratam como é desempenhar a função de soldado do Bope e ao mesmo tempo, cenas do projeto no Borel. Uma compilação dos episódios foi exibida nesta terça-feira, dia 26 de maio, com exclusividade para os soldados do Batalhão, na própria sede do Bope.

 

Soldado Virgínio (ao centro) posa ao lado de Fernando Medeiros e Smigol
 “A gente não está conseguindo mostrar nenhum terço do projeto do Virgínio, ele é aquela pessoa que não desiste do aluno. Muito além de ter um projeto social, são as narrativas dos alunos. Que ele faz o papel do educador, do professor, do pai. Ele não desiste enquanto ele não traz aquele aluno para perto do esporte e para perto dele”, disse Larissa.

O subcomandante do Bope, major Macelo Corbage, ressalta a importância do programa em mostrar o lado humano do policial do Bope, pois muitas vezes eles são vistos pela população como pessoas frias e calculistas.

“Mostrar esse lado humano é muito importante para essa quebra de paradigma. Todos nós somos ou participamos de algo muito maior, que é a mudança. Ela começa por nós, pelo nosso grupo e ela quer trazer isso para a sociedade. Nós acreditamos muito no que fazemos e acreditamos que quando a gente resgata uma pessoa, das mais diversas situações, estamos mudando uma realidade, dando uma segunda chance. É muito importante que a população entenda que existem centenas de Virgínios no Bope, a unidade é um mosaico de pessoas, de vida, de experiência, todos trabalhando numa sinergia, num propósito único que é mudança.

A 5ª temporada de Papo de Polícia terá sete episódios exibidos diariamente a partir do domingo, 31 de maio, às 23h30, no Multishow. Na segunda, dia 8 de junho, o canal exibirá todos os episódios, consecutivamente, a partir das 23h30. O reality social "Papo de Polícia" é uma produção do Grupo Cultural AfroReggae.

Confira a galeria de fotos (em alta resolução) aqui:
https://www.flickr.com/photos/portalupp/sets/72157651239389013


UPP - Unidade de Polícia Pacificadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]