Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sábado, 23 de maio de 2015

Recife comemora 85 anos de viagem do Zeppelin com lançamentos

Torre do Zeppelin fica no Parque do Jiquiá, na Zona Oeste do Recife. (Foto: Lu Streithorst / PCR)

No entorno da Torre do Zeppelin também haverá atividades culturais. Dirigível atracou no Recife em 22 de maio de 1930.

Do G1 Pe

Há exatamente 85 anos, em 22 de maio de 1930, o dirigível Graf Zeppelin fazia sua primeira viagem ao Recife, sendo também o primeiro veículo aéreo a cruzar o Oceano Atlântico, vindo da Europa para a América Latina. Em comemoração à data, será lançado, nesta sexta-feira (22), o livro "O Zeppelin no Recife", reunindo imagens sobre a passagem do dirigível pela cidade. O lançamento será a partir das 19h, no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.

O livro traz 30 imagens selecionadas pelo historiador Dirceu Marroquim e pelo artista plástico Jobson Figueiredo. Elas fazem parte dos acervos do Museu da Cidade e de Figueiredo, que também foi responsável por uma restauração na torre de atracação do Zeppelin, que fica no Parque do Jiquiá, Zona Oeste do Recife. De acordo com a Prefeitura da cidade, a torre é o único equipamento de atracação de dirigível ainda de pé no mundo. As imagens também fazem parte de uma exposição que ficará no museu até o próximo 26 de junho. A mostra contará também com projeções, fotografias e músicas da década de 30, recriando o clima do Recife quando o Zeppelin passou pela cidade.

O Graf Zeppelin tinha 236 metros de comprimento e realizou grandes viagens no início do século 20. No Recife, a tripulação e os passageiros do dirigível desembarcavam e ele era reabastecido com gás e suprimentos. Para receber a primeira visita do Zeppelin, o Recife passou meses se preparando: o prefeito à época, Francisco da Costa Maia, chegou a decretar feriado municipal. Cerca de 15 mil pessoas foram até o Jiquiá acompanhar a chegada do dirigível, de acordo com registros de jornais da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]