Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Airbus Helicopters lança campanha de ensaio em voo do H160 e apresenta novidades em tecnologia limpa


Helicóptero passará por campanha extensa para testar capacidades e inovações ecologicamente corretas adotadas pela empresa

Após os primeiros voos realizados pelo H160, anunciados durante a Paris Air Show, feira de aviação europeia que se encerrou no domingo (21), a Airbus Helicopters lançou a campanha de ensaios em voo do modelo.

O H160 é o primeiro helicóptero a incorporar uma série de inovações de tecnologia limpa apresentadas pela empresa durante o Paris Air Show, e que fazem parte da estratégia de pesquisa e desenvolvimento da empresa para fornecer no médio e longo prazo soluções inovadoras sustentáveis, que possam reduzir os custos operacionais e de manutenção, melhorando a proteção ambiental, segurança, qualidade e desempenho.

Nos primeiros sobrevoos próximos ao solo do H160, por cerca de 40 minutos, a equipe de testes pode verificar o comportamento geral da aeronave e fazer algumas métricas. "Foi um início muito promissor em termos de estabilidade, vibrações e níveis de ruído", disse Olivier Gensse, piloto de ensaios em voo. A partir daí, a campanha de testes vai avaliar todo o envelope de voo do helicóptero e suas novas tecnologias.

O H160 já utiliza o sistema Eco Way do Airbus Group que garante à aeronave eficiência energética de 15 a 20% superior em relação aos demais modelos graças à nova geração de motores Arrano da Turbomeca. Essa eficiência, combinada ao uso da aerodinâmica inovadora e sua fabricação com materiais mais leves, como os compósitos, refletem na redução do consumo de combustível e melhor desempenho ao operador.

As emissões de CO2 do H160 também foram calculadas em 20% menores por passageiro em relação aos níveis da gama atual e o índice de ruídos poderá ser reduzido em até 50%, em relação aos já silenciosos helicópteros do grupo, e 70% a menos do que o índice permitido pelas agências reguladoras. Essa diminuição tão significativa é possível com o emprego da tecnologia Blue Edge® nas pás do rotor principal e no Fenestron®.

Com uma iniciativa chamada Inovação Aberta, a Airbus Helicopters avalia novas tecnologias apresentadas por empresas e laboratórios externos em projetos cooperativos que estejam alinhados às necessidades dos clientes do grupo. Por isso, a empresa vem participando de uma série de testes em vários setores da aviação.

Um deles é de um novo tipo de motor a pistão de alta compressão, em apoio à iniciativa de um helicóptero verde, organizado pelo programa de pesquisa do instituto Clean Sky. Após os bem sucedidos testes em solo com um H120 do instituto nos últimos meses, a Airbus Helicopters entra agora na fase de testes de voo com o primeiro voo previsto nas próximas semanas. O protótipo do H120 com o motor a pistão de 4,6 litros e de alta compressão incorpora tecnologias já aplicadas aos motores de autoignição de automóveis.

Outra tecnologia apoiada pela companhia é o trabalho inovador do uso de compósitos nas pás dos helicópteros e a fabricação da lâmina em tecnologia Blue Egde, que já foi incorporada no H160.

O objetivo da Airbus Helicopters é desenvolver tecnologias maduras e processos que redefinirão o futuro de suas aeronaves, aumentando também a sua eficiência operacional.


Airbus Helicopters


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]