Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sábado, 20 de junho de 2015

CCOPAB comemora seus cinco anos de existência


Nesta sexta-feira, 19 de junho, O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil celebrou seus cinco anos existência, completados no último dia 15. O evento foi marcado por uma formatura em que o Coronel José Ricardo Vendramin Nunes, Comandante do Centro, proferiu palavras em homenagem à data.


A Resolução 44/49, da Assembléia Geral das Nações Unidas, de 08 de dezembro de 1989, encorajou os estados membros a estabelecerem programas de treinamento para missões de paz. Tal incentivo ganhou força em reunião do IV Comitê da Assembléia Geral das Nações Unidas, ocorrida em 04 de outubro de 2005. O que era incentivo aos países membros, tornou-se, então, um compromisso. Em decorrência desses eventos, e por motivo da crescente mobilização internacional no sentido de se criar estruturas para a disseminação dos procedimentos e normas vigentes nas missões de paz, o Exército Brasileiro criou, por meio da Portaria número 90, de 23 de fevereiro de 2005, o Centro de Instrução de Operações de Paz.



Como consequência de compromisso internacional relativo à Missão da Organização das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), o Centro de Instrução de Operações de Paz (CIOPaz) iniciou suas atividades com a incumbência de conduzir o preparo da então Brigada Haiti.



Em 15 de Junho de 2010, pela Portaria número 952, o Ministério da Defesa alterou a denominação da OM para Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), e o designou para a preparação de militares e civis brasileiros e das nações amigas a serem enviados em missões de paz. A Marinha e a Força Aérea foram incluídas no preparo e, desde então, nesta data, comemora-se o aniversário do CCOPAB.
 


CCOPAB - Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]