Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Dia da Aviação de Transporte e Aniversário do CAN


Foi comemorada, na Base Aérea do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, o Dia da Aviação de transporte e o Aniversário do Correio Aéreo Nacional ( CAN ). A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro do Ar, Nivaldo Luiz Rossato, e abrilhantada por diversas autoridades. Ainda durante a cerimônia comemorativa foram conferidas a dez homenageados medalhas de Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura.



Dia 12 de junho de 1931: Montenegro, no primeiro cockpit, e Nelson Wanderley, no de trás, decolam do Campo dos Afonsos e conduzem o Curtiss Fledgling “Frankenstein” até São Paulo.
Estava criado o Correio Aéreo Nacional
 O Correio Aéreo Nacional tem como função precípua a promoção da cidadania  através de apoio humanitário e transporte de tropas e órgãos em todo nosso extenso território, e seu aniversário é comemorado no mesmo Dia da Aviação de Transporte.



A Aviação de Transporte é extremamente importante, pois é ela que dá mobilidade e velocidade à Força Aérea como um todo. As aviações de todos os tipos operam condicionadas aos suprimentos que recebem e a principal responsável pela entrega dos mesmos, em um cenário aéreo, é exatamente a Aviação de Transporte. A medida que as operações aéreas ocorrem, as aeronaves se movem, mudam constantemente de posição ou de base. Se operarem muito longe, vão precisar de apoio de aeronaves Reabastecedoras e a aviação de transporte tem que estar preparada para se suprir e acompanhar as demais aviações em suas missões.
 



Estas são as principais missões da Aviação de Transporte da FAB:

- Transporte Aéreo-logístico - Transporte de carga e pessoal onde a aeronave pousa num aeródromo de destino para descarregar/desembarcar o que tenha sido transportado.

- Transporte Aeroterrestre – Lançamento em vôo de cargas e soldados pára-quedistas realizando infiltração, re-suprimento e evacuação aérea.

- SAR – Missão de Busca e Salvamento – vôos sobre o oceano ou sobre áreas terrestres de difícil acesso na busca de aeronaves acidentadas, embarcações e náufragos, com capacidade de orientar os navios ou aeronaves de resgate.

- REVO – Reabastecimento em Vôo – transferência em vôo de combustível para outras aeronaves, especialmente os caças, visando extensão de seu alcance de vôo.

- Vôo Antártico – Operações regulares de suprimento e de transporte de pessoal de e para a estação Brasileira no continente antártico. A FAB faz em média oito vôos para a Antártida por ano. As missões ocorrem entre novembro de um ano e setembro do ano seguinte. Metade das operações se concentra nos quatro meses “mais quentes”, de novembro a fevereiro. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]