Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

terça-feira, 9 de junho de 2015

EUA - Aprovada venda de quatro E-2D AEW&C para o Japão

O Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda de quatro aeronaves AEW&C – Alerta Antecipada Aerotransportada e Controle-Northrop Grumman E-2D Advanced Hawkeye para o Japão por um valor de 1.700 milhões de dólares. A oferta completa inclui o fornecimento destas quatro aeronaves dez motores T56-A-427 (oito instalado e dois como fonte de peças), oito conjuntos de distribuição de informações (Multifunction Information Distribution System Low Volume Terminal o MIDS-LVT), quatro radares APY-9, outros serviços logísticos e de engenharia, manutenção, documentação técnica, e treinamento de pessoal, em transporte e reabastecimento em voo. O Contratista principal do programa será Northrop Grumman Corporation Aerospace Systems. A Agência de Defesa e Segurança de Cooperação (DSCA) já apresentou a certificação exigida para o Congresso.

O acordo é consistente com os objetivos políticos e de segurança nacional, bem como o tratado de cooperação mútua assinado com o Japão em 1960. Com estas aeronaves vai aumentar a capacidade para missões de segurança interna no Oceano Pacífico, a monitorização da atividade aérea e naval. A publicação da DSCA observa que o Japão é uma das principais potências políticas e econômicas na Ásia Oriental e do Pacífico Ocidental, e um dos principais parceiros para os Estados Unidos, pelo qual é importante para Washington que o Japão disponha de uma capacidade de autodefesa forte e alerta.

Em janeiro de este ano, a defensa.com antecipou-se a este anúncio recolhendo as intenções deste país em adquirir não só aviões Advanced Hawkeye, mas também aeronaves não tripuladas de grande alcance como os RQ-4 Global Hawk, ambos os sistemas Northrop Grumman. A aquisição destes sistemas estava prevista dentro do plano de Defesa aprovado por Tóquio no ano passado e será executado até 2019, no valor de 240.000 milhões de euros.

O E-2D Advanced Hawkeye é uma aeronave de Alerta Antecipada e Controle (AEW&C) embarcado em porta-aviões, cuja missão é fornecer cobertura radar para grupos de porta-aviões de caça e manter a rede de comunicações entre as unidades com base em um grupo de batalha quando operando em mar aberto ou em áreas costeiras. Embora baseado em um projeto conhecido, o Advanced Hawkeye recebeu um novo radar de bordo AN / APY-9 Lockheed Martin de maior alcance e pode lidar com mais alvos. A aeronave também recebeu novos aviônicos e nova cabine digital e motor T-56-A Rolls-Royce, Sistema de Identificação Friend or Foe (IFF) da BAE Systems e radar de varredura eletrônica da L-3 Communications.

Defensa.com (JM Navarro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]