Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sábado, 11 de julho de 2015

Alunos do ITA vão participar de competição de robótica na China


Competição será entre os dias 19 e 22 deste mês na Ásia. Alunos acertam últimos detalhes da programação.

Os alunos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) criaram um jogo controlado por inteligência artificial. O futebol em 3D é guiado por códigos e conta com robôs. Com o projeto, eles vão representar o Brasil em uma competição de robótica na China.

Na partida, os robôs são usados para controlar os movimentos dos jogadores nos computadores. “É uma ferramenta de ensino muito boa, porque os alunos conseguem utilizar o que eles aprenderam na teoria durante o curso para poder fazer a programaão destes robôs. Com isso aprendem muito da parte prática de engenharia”, disse Marcos Máximo, professor de Ciências da Computação no ITA.

Os robôs da equipe de São José já participaram das etapas brasileira e sul americana do Robocup, a ‘Copa do Mundo’ do robôs. Para o Mundial que vai ser disputado neste mês na China, os alunos acertam os últimos detalhes da programação do jogo.

O jogo que os alunos estão programando parece o de um videogame. A diferença é que vai jogar computador contra computador e, ao invés de jogadas aleatórias, cada movimento em campo é programada e, quando a bola está em campo, os alunos só podem assistir e torcer.

“Além de determinar coisas como, por exemplo, para quem chutar a bola, como vai ser a estratégia do time, também temos que nos preocuparmos com desafios da próprioa locomolçao, pensar como tem que ficar as juntas do corpo dele [robô] para que ele não caia e consiga chutar a bola" afirmou o aluno Samuel Cerqueira Pinto.

Eles vão competir com mais de 20 equipes de vários países entre os dias 19 e 22.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]