Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Esquadrilha da Fumaça retoma apresentações

Apresentação foi realizada na manhã desta sexta-feira (03/07) durante cerimônia na AFA.

A Esquadrilha da Fumaça realizou, na manhã desta sexta-feira (03/07), sua primeira apresentação após a substituição da aeronave T-27 Tucano pelo A-29 Super Tucano. A demonstração aconteceu durante a cerimônia de entrega de espadim aos cadetes do primeiro ano da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

O comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, ressaltou como foi retomar as atividades com o novo avião. “Foi uma honra porque foram dois anos de implantação da nova aeronave. Foram muitos treinamentos, muitos voos para conhecer a aeronave e adaptar o display de demonstração. Poder concluir, fazer um fecho desse trabalho todo, é muito gratificante, um motivo de muito orgulho”, disse o militar.

O público, segundo o Tenente-Coronel Gobett, pôde notar várias diferenças nessa primeira apresentação. “Certamente mais velocidade e mais emoção. Retomamos manobras que não eram mais feitas na época do T-27 Tucano, já que o desempenho desse avião proporciona algumas capacidades a mais em relação à aeronave anterior”, avaliou.

A apresentação das sete aeronaves teve duração de trinta minutos e emocionou o público e os pilotos. "Só tenho a agradecer ao público que nos entendeu e nos esperou. Sei que toda a nação está vibrando com esse retorno. Estamos prontos para voltar a percorrer os rincões do Brasil”, afirmou o piloto da aeronave número três, Major Ubirajara Pereira Costa Júnior.

Treinamento com o A-29 - A última apresentação da Esquadrilha da Fumaça com o T-27 Tucano ocorreu no dia 31 de março de 2013 sobre o Lago Paranoá, em Brasília (DF).  Após a despedida da aeronave, a Esquadrilha começou a implementar o A-29 Super Tucano com o objetivo de garantir mais potência na realização das acrobacias. A aeronave ganhou nova pintura baseada nas cores da Bandeira Nacional.

Os pilotos treinaram no simulador do A-29 e realizaram voos em praticamente todas as regiões do Brasil por dois anos e três meses. Novos pilotos também chegaram à unidade. As novas aeronaves participaram, ainda, de exposições estáticas em diversos eventos, como o “Portões Abertos”.

“Nós nos preparamos com muito treinamento e muito estudo sobre o avião, as manobras e as capacidades. Foi um período longo, intenso, mas que valeu muito a pena.É o  fecho de um trabalho e da implantação de uma aeronave bem diferente mas que consegue trazer a mesma emoção ao público, como foi em todas as gerações da Fumaça”, complementou o comandante da Esquadrilha da Fumaça.

Além do treinamento de acrobacias e aperfeiçoamento dos pilotos, as equipes de manutenção e logística também se aprimoraram durante o período de pausa das apresentações.

O EDA recebeu ainda aeronaves equipadas com o sistema de geração de fumaça que utiliza óleo ecologicamente correto. O novo produto usado para as aeronaves “escreverem” nos céus com fumaça branca não agride a camada de ozônio e não gera poluição.

EDA – No dia 14 de maio de 2015, a Esquadrilha completou 63 anos. Neste período, quase quatro mil apresentações aéreas foram realizadas no Brasil e em mais de 20 países. O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) é uma das instituições que mais representam a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB) em âmbitos nacional e internacional.

Próximas apresentações - A agenda da Esquadrilha da Fumaça já tem apresentações confirmadas. A próxima demonstração será em Maringá (PR) em 12/07. Os fumaceiros também estarão no evento Portões Abertos da Academia da Força Aérea, em Pirassununga, no dia 16 de agosto.


Agência Força Aérea / EDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]