Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 29 de julho de 2015

FAB realiza missão de longo alcance


Caças da FAB decolam do RS e cumprem missão no Mato Grosso

Objetivo foi reconhecer áreas de interesse na fronteira do Brasil com a Bolívia.

Dois caças de reconhecimento RA-1 (AMX) da Força Aérea Brasileira (FAB) cumpriram nesta segunda-feira (27/7) um voo de mais de 3,6 mil quilômetros, com mais de 5 horas de duração. As aeronaves decolaram de Santa Maria (RS) para capturarem imagens de áreas de interesse na fronteira do Brasil com a Bolívia, sobre o estado do Mato Grosso. A missão faz parte da Operação Ágata 9 e tem como objetivo alimentar o Comandante da Área de Operações com dados fundamentais ao combate das atividades ilícitas nas áreas de fronteira.

As aeronaves do Esquadrão Poker (1º/10º GAV) decolaram às 10h e realizaram duas operações de reabastecimento aéreo com apoio de aeronave KC-130 do Esquadrão Gordo (1/1 GT), na ida e na volta, sobre o estado do Mato Grosso do Sul. As áreas, localizadas a até 61 km da fronteira com a Bolívia, foram identificadas por meio do sensor Reccelite. É um dos mais modernos utilizados atualmente, inclusive por outras forças aéreas do mundo, por ser capaz de realizar o sensoreamento de áreas com câmeras visuais e infravermelhas, Esquadrão Pokerdurante o dia e à noite, a grandes distâncias e alturas do solo.


“Esse tipo de missão é extremamente importante para a Operação, pois possibilita o levantamento de dados necessários para as ações decorrentes, a serem tomadas pelo comando e agências envolvidas na Ágata 9 ", explica o Chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), Brigadeiro do Ar Jefson Borges.

Ágata - Iniciada no último dia 22 de julho, a Operação Ágata 9 é de responsabilidade do Ministério da Defesa e envolve 4,2 mil militares, com apoio de agentes governamentais. Nesta edição, o aparato militar atua em 166 municípios indo de Vista Alegre do Abunã (RO) a Foz do Iguaçu (PR). A operação envolve os estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Agência Força Aérea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]