Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 22 de julho de 2015

ROSTEC ANUNCIA RESULTADOS FINANCEIROS DO ANO DE 2014


Companhia destaca conquistas e ganhos obtidos tanto na esfera militar como civil

Moscou e São Paulo, 22 de Julho de 2015 – A Rostec, corporação estatal da Federação da Rússia que desenvolve, fabrica e exporta produtos industriais de alta tecnologia para o uso civil e militar, apresenta os resultados financeiros relativos às atividades da companhia no ano de 2014 e que foram aprovados por unanimidade pelo Conselho de Supervisão.

O conglomerado conseguiu conservar em níveis elevados os principais indicadores econômicos, registrando crescimento de 0,7% na receita consolidada do ano passado, em relação a 2013. O avanço é superior a expansão de 0,6% alcançada pela economia da Rússia em igual período de comparação.

Ainda em 2014, o volume total do programa de investimentos da Rostec aumentou para 101,4 bilhões de rublos, ao mesmo tempo em que o lucro líquido do conglomerado ficou em 33,9 bilhões de rublos. O volume de contratação pública entre as empresas que integram a Rostec e atendem ao setor de Defesa cresceu mais de 60%, enquanto houve avanço na proporção das receitas geradas pelas empresas que atendem ao setor civil.

“Apesar da pressão externa gerada pelas sanções, a corporação foi capaz de reforçar as relações comerciais com seus principais parceiros do Ocidente, provando – mais uma vez – que os negócios estão fora da esfera política”, afirma Serguey Chémezov, CEO da Rostec. “Os resultados confirmam a escolha correta da Rostec na sua estratégia de desenvolvimento, demonstrando com fatos a sua eficiência. Continuamos tendo êxito ao desenvolver um processo de formação de uma corporação industrial de nível internacional”, acrescenta o executivo.

Uma característica relevante no Balanço Anual de 2014, em comparação com anos anteriores, é o aumento do volume de informações financeiras apresentadas. Entre as principais mudanças no período, destacam-se:

- Retirada da AVTOVAZ e VSMPO-AVISMA do plano de orçamento da corporação (que tiveram receitas em 2014 de 190 bilhões de rublos e 55 bilhões, respectivamente);

- Entrada dos consórcios OPK (União de Fabricantes de Aparelhos de Precisão) e Avtomatika do plano de orçamento da corporação (que tiveram receitas em 2014 de 89,7 milhões de rublos e 11.800, respectivamente);

Tendo em conta os acontecimentos mencionados acima, os ganhos proforma da Rostec aumentaram em comparação com 2013, sendo considerados a base da estabilidade financeira da corporação estatal.

Destaques de 2014

O ano marcou o início de uma série de grandes projetos, tanto na Rússia como na linha de cooperação internacional. Concretamente, foram firmados acordos para a construção do quarto aeroporto que compõe a rede aérea de Moscou, localizado na cidade de Ramenskoie. A companhia venceu ainda licitação para a construção de uma refinaria de petróleo em Uganda e firmou acordo para a realização do desenvolvimento integrado de depósitos de metais (platina) no Zimbábue.

A VSMPO-AVISMA e Boeing prorrogaram até o ano 2022 o contrato de fornecimento de titânio, ao mesmo tempo em que se iniciou a produção de instalações de turbinas a gás na fábrica conjunta com General Electric. A corporação trabalha ativamente para resolver os problemas de substituição das importações no campo de construção de motores, desenvolvimento de softwares e da base de componentes eletrônicos.

A criação da OPK em 2014, como outra grande estrutura científica e industrial que integra a Rostec, concluiu o processo de reestruturação da indústria eletrônica da Rússia. Companhias que antes faziam parte dos consórcios Sosvezdie, Vega e da estrutura integrada “Sistemas de Gestão” foram transferidas para o Conglomerado, de acordo com decreto do presidente da Federação da Rússia. A Rostec recebeu ainda o controle do Instituto Central de Investigação em Economia, Informática e Sistemas de Gestão.

O consórcio Avtomatika, outro que também foi transferido para a Rostec, se tornou uma organização de gestão direta dentro da estrutura da corporação. A companhia é especializada em segurança da informação, desenvolvimento e produção de ferramentas técnicas (hardware), além de sistemas de comunicação segura, sistemas protegidos de informação e telecomunicações, assim como sistemas de controle automatizado para aplicações especiais.

Novos Produtos

Entre grandes acontecimentos, destaque para o desenvolvimento de novas linhas de produtos dentro das empresas, o que se refletiu em um capítulo especial no balanço anual. Foram realizados em 2014 os testes estatais do equipamento de combate militar Ratnik, que já começou a operar em caráter experimental.

O fabricante KAMAZ apresentou novos modelos. O novo ônibus Bravis - que funciona com metano - obteve o certificado de Rosstandart. A produção do veículo é realizada pela empresa em parceria com a brasileira Marcopolo. Os trabalhos para melhoria das características técnicas do caminhão de carga KAMAZ-5490 também continuaram. A KAMAZ trabalha na criação do primeiro automóvel não tripulado na Rússia.

No campo automotivo, a AVTOVAZ apresentou oficialmente o Lada Vesta – o automóvel da nova plataforma russa B\C. Entre outros projetos, a OPK informou que irá criar o primeiro veículo russo não tripulado de colchão de ar Chirok. Já em telecomunicações, foi apresentado o YotaPhone 2 – aparelho de celular que tem duas telas sensíveis ao toque e dispõe de um conjunto exclusivo de funções.

Estrutura Organizacional

Em 2014, a Rostec adotou a autonomia operacional para impulsionar o desenvolvimento de suas holdings. Promoveu ainda a implementação ativa das melhores práticas internacionais de gestão corporativa, somada ao uso de um sistema de motivação com indicadores chaves de desempenho (KPI, na sigla em inglês) para estimular os colaboradores.

Na estrutura organizacional, foram unificados os Conselhos de Supervisão das holdings da companhia, com a introdução de dois novos membros: Antón Siluánov, ministro das Finanças, e Antón Vainó, chefe-adjunto da Administração do Presidente da Federação da Rússia.

Ainda dentro do Conselho de Supervisão, foi criado o Comitê Estratégico - que será dirigido por Denis Manturov, ministro da Indústria e Comércio da Federação da Rússia – e o Comitê de Gestão de Pessoas, que será conduzido por Antón Vainó.

A Rostec lançou ainda em 2014 um sistema complexo de optimização para incrementar a eficácia da corporação. A auditoria de pessoal e a formação de uma única tesouraria são os elementos essenciais deste programa.

Projetos Sociais

A Corporação Estatal continua a apoiar o desenvolvimento das práticas esportivas. As companhias que integram a Rostec participaram na organização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de 2014, ocorridos em Sochi (Rússia), além de apoiarem ativamente: o clube de futebol CSKA (campeão nacional da temporada 2013/2014); o clube de basquete CSKA (múltiplo vencedor do campeonato russo); e a seleção de hóquei no gelo da Rússia (campeã do mundo de 2014).

A implementação de novos projetos sociais também teve destaque. A Rostec participou, na qualidade de parceira, do programa “No círculo familiar” e do Festival Internacional de Teatro e Cinema. A empresa ainda esteve presente na apresentação do Parque Educativo da Rússia.

A Rosoboronexport, holding da Rostec, apoiou a realização de noite beneficente para ajudar as vítimas de Ebola. Foram colocados em prática programas hipotecários, além da criação de novos jardins de infância, entre outras ações sociais.

O Balanço Anual da Rostec de 2014 também se concentra em aspectos importantes da atividade da corporação, assim como o desenvolvimento do programa de investimento, as atividades de investigação científica, a gestão do pessoal, a responsabilidade social, a luta contra a corrupção e o uso de propriedades próprias. O documento está traduzido para quatro línguas, sendo elas: inglês, espanhol, chinês e árabe.

Para averiguar o Balanço Anual da Rostec de 2014 na íntegra, acesse: http://www.rostec.ru/investors/reports

Observação: Os resultados financeiros da Rostec de 2014 foram elaborados pelo estudio Zorán Design Büro – especialista em desenvolvimento de estilo, marca e comunicação visual, aplicando as melhores soluções de design, tanto na Rússia como em todo o mundo.

Rostec

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]