Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Defesa promulga acordo entre Brasil e Alemanha na área de segurança

Gilberto Alves/Min da Defesa

Cooperação prevê, entre outras ações, treinamento e operações militares, aquisição de produtos e serviços de defesa; também foi assinada declaração de entendimento entre os países.

O Ministério da Defesa divulga nesta quinta-feira (20) o acordo de cooperação assinado entre os governos da Alemanha e do Brasil. A cooperação diz respeito a assuntos relacionados à política de defesa, como treinamento e operações militares, desenvolvimento de pesquisa, aquisição de produtos e serviços de defesa e intercâmbio de informações relacionadas a assuntos de segurança internacional.

Também nesta quinta (20), o ministro da Defesa do Brasil, Jaques Wagner, e o vice-ministro da Defesa da Alemanha, Ralf Brauksiepe, assinaram, em Brasília, uma declaração conjunta acerca dos entendimentos entre os países na área de defesa.

Na declaração, Brasil e Alemanha buscarão formas futuras de cooperação em Operações de Paz e de Ajuda Humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial na África, bem como nas áreas de segurança e defesa cibernética e de intercâmbio de informações no âmbito da Consciência Situacional Marítima.

O ministro Jaques Wagner salientou que o Brasil está junto com os alemães na missão de paz da Força Interina das Nações Unidas (UNIFIL), no Líbano, e manifestou o interesse brasileiro em buscar parcerias na área de manutenção de submarinos IKL-209-1400, de Aeronaves Remotamente Pilotadas de Alcance Estratégico e de Veículos Blindados sobre Lagartas.

Acordo

“A promulgação do acordo representa um importante progresso em nossas relações bilaterais. Esses entendimentos começaram a mais de dois anos e hoje estão se concretizando. Temos que nos empenhar para manter a estabilidade mundial e o progresso econômico é importante para isso”, ressaltou o vice-ministro alemão.

O documento promulgado nesta quinta permite também o compartilhamento de experiências sobre questões relacionadas à prevenção de conflitos internacionais e a operações de gerenciamento de crises. Para promover as ações, o acordo prevê visita de delegações de representantes civis e militares para conhecimento mútuo de instituições militares ou de defesa. Além de intercâmbio entre instituições de treinamento militares.

Portal Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]