Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Jaques Wagner inaugura Centro de Treinamento e Simuladores da Helibras no Rio


Rio de Janeiro, 21/08/2015 – O setor industrial do país deu mais um importante passo no desenvolvimento de tecnologias nacionais. Na manhã desta sexta-feira (21), o ministro da Defesa, Jaques Wagner, inaugurou o Centro de Treinamento e Simuladores (CTS) da Helibras, no Rio de Janeiro. O lançamento marca nova etapa do contrato H-XBR de fornecer 50 helicópteros EC725 para as Forças Armadas.

No local foi apresentado o Full Flight Simulator – equipamento para capacitação de pilotos das aeronaves H225 e H225M que tem capacidade de reproduzir missões reais. A tecnologia é inédita na América do Sul e irá beneficiar as áreas militar e petrolífera. No evento, houve demonstração de como funciona o simulador.


Durante a solenidade, Jaques Wagner ressaltou a capacidade do Brasil em realizar grandes conquistas, como o domínio do ciclo de enriquecimento de urânio e o andamento do projeto do submarino nuclear. Sobre a indústria de defesa, disse que “é preciso preservar as nossas empresas, pois elas são a síntese da inteligência nacional”.

Antes de parabenizar todos os funcionários da Helibras pela iniciativa, o titular da Defesa falou um pouco acerca do momento atual brasileiro. “Nós, do governo federal, estamos fazendo esforços para retomar a economia. Vamos construir um Brasil olhando para frente, e não para trás. Nosso país não deve viver de especulações, mas de desenvolvimento”, afirmou.

O ministro passou rapidamente pelas instalações do CTS e pôde conferir a inovação feita no local. O prédio possui sistema de captação de luz natural. É o primeiro lugar do Rio de Janeiro a receber o selo Qualiverde de sustentabilidade.

O evento marcou, ainda, a assinatura de dois memorandos de intenção para treinamento em simulador de voo. A empresa BHS, operadora da aeronave H225, solicitou 500 horas no Full Flight. Já a Nordica pediu 400 horas para capacitação de pilotos estrangeiros.

Na cerimônia, Jaques Wagner esteve acompanhado do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, e do comandante-geral do Corpo de Fuzileiros Navais, almirante Fernando Antonio de Siqueira Ribeiro.

H-XBR

O presidente da Helibras, Eduardo Marson Ferreira, enfatizou a entrega de 16 unidades do EC725 para a Marinha e a Força Aérea Brasileira. “Hoje mais um passo está sendo dado no contrato H-XBR. O simulador fará parte do treinamento do grupo Airbus para as Forças Armadas e setor petroleiro.”

Para Ferreira é uma felicidade poder entregar a tecnologia depois de sete anos do início do projeto dos helicópteros. “Precisamos que os fluxos financeiros do H-XBR continuem.” Ele agradeceu o “diálogo franco” do ministro Wagner com a Helibras.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, salientou que a inauguração do CTS é um ganho para a cidade. Já de acordo com o governador, Luiz Fernando Pezão, o simulador “vai ser uma referência para o mundo”. “Há 37 anos a Helibras nos dá orgulho em Minas Gerais e agora chega ao Rio. Se tem uma indústria que não vai parar neste governo é a de defesa”, finalizou Pezão.

Ministério da Defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]