Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Airbus decide retirar o A-330MRTT da concorrência japonesa


Airbus Defence and Space decidiu abandonar a convocatória japonesa para fornecer quatro aeronaves de reabastecimento em voo, na qual participava o seu A330 Multi-Role Tanker Transport (MRTT). O gigante europeu acabou tomando esta surpreendente decisão por causa do desenvolvimento do programa, o qual considera apoiar às ofertas beneficiadas nos Estados Unidos pelos créditos do Foreign Military Sales (FMS). Mesmo sem ser citado oficialmente, o concorrente que poderia ser impulsado por este mecanismo de financiamento privilegiado seria o KC-46A Pegasus da Boeing, o principal concorrente da aeronave européia no mercado internacional.

Airbus acredita que o formato atual da competição significa que não há nenhuma chance realista de ganhar a competição com o A330 MRTT, por isso seria um desperdício de recursos para continuar a trabalhar nesta campanha. O processo de aquisição começou em junho com um anúncio oficial para a aquisição de quatro aeronaves desse modelo.

O A330 MRTT venceu todas as competições de aeronaves reabastecedoras desde que entrou no mercado e foi selecionado por nove países, além da Agência Européia de Defesa para um programa multinacional entre os Países Baixos, Polônia e Noruega. A Coréia no passado mês de Julho do Sul acaba de ingressar à lista de clientes do A330 MRTT, num processo licitador de qual saiu vitorioso, tendo competido com o Boeing KC-46A e IAI MMTT (Multi-Mission Tanker Transport), também baseado no Boeing 767-300.

Defensa.com
(José Maria Navarro Garcia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]