Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Centro Tecnológico do Exército prepara-se para atuar em Grandes Eventos


Rio de Janeiro – O Centro Tecnológico do Exército (CTEx) participou do I Exercício Internacional em Assistência e Proteção em Resposta a Emergências Químicas para os Estados Partes de Expressão Oficial Portuguesa. O evento no CTEx foi conduzido pela Divisão de Defesa Química, Biológica e Nuclear (DDQBN) no dia 26 de agosto, quando cerca de 30 instruendos do Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Mocambique, Portugal e São Tomé e Príncipe tomaram parte do treinamento.


Durante a estada no CTEx, os alunos aprenderam a utilizar detectores de agentes químicos, conheceram e manipularam amostras desses produtos e visitaram o Laboratório Móvel Químico e Biológico desenvolvido pelo Centro.

O Exército Brasileiro foi escolhido para ministrar as instruções práticas pela sua expertise na área, haja vista que desde 2011 vem sendo empregado na área da Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) nos grandes eventos que o Brasil sediou. O último foi a Copa do Mundo de Futebol de 2014, em que o Exército Brasileiro foi responsável pela DQBRN em dez das doze cidades-sede.


A diferenciação do trabalho do Centro na área DQBRN é reconhecida, não somente pelo Ministério da Defesa, mas também por outras entidades nacionais e internacionais que trabalham ou possuem interesses neste setor. Esse é o quinto ano em que o Centro tem a coordenação técnica de eventos dessa natureza.

O Exercício Internacional em Assistência e Proteção em Resposta à Emergências Químicas para os Estados Partes de Expressão Oficial Portuguesa é conduzido pela Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ), com a participação do Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Defesa, Exército Brasileiro, dentre outras Instituições.

Agência Verde-Oliva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]