Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Colômbia e Farc anunciam avanços nas negociações de paz



Em Havana, governo colombiano e grupo armado concordam em criar comissão da verdade e tribunal especial para julgar ex-combatentes. Juan Manuel Santos afirma que acordo de paz definitivo será alcançado em seis meses.

 O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram nesta quarta-feira (23/09), em Havana, avanços nas negociações de paz do conflito que já dura mais de cinco décadas e matou mais 200 mil pessoas.

Reunidos pela primeira vez, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e o líder da guerrilha, Rodrigo Londoño Echeverri, conhecido com Timochenko, concordaram com a criação de um tribunal especial para julgar ex-combatentes por crimes cometidos na mais longa guerra da América Latina.

Ambos anunciaram ainda a formação de uma comissão de verdade, um acordo sobre reparações para as vítimas do conflito e a anistia para guerrilheiros que não cometeram crimes de guerra. Além disso, Santos afirmou que um acordo de paz definitivo deve ser alcançado nos próximos seis meses.

Ficou estabelecido também que a guerrilha deve entregar as armas no máximo até 60 dias após a assinatura do acordo de paz definitivo.

Echeverri saudou o acordo com o governo colombiano e defendeu aumentar os esforços para alcançar o cessar-fogo bilateral definitivo, a entrega de armas e a transformação das Farc em um movimento político legal.

No final da cerimônia, Santos e Echeverri deram um aperto de mãos histórico, em um gesto simbólico de paz.

As negociações estão em curso desde 2012 e já alcançaram acordos preliminares sobre os temas participação política, reforma agrária, política de drogas e retirada de minas terrestres. A reparação para as vítimas do conflito era um dos pontos de maior conflito que vinha sendo discutido desde junho do ano passado.

Deutsche Welle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]