Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Esquadrão Gavião adota simulador de voo para treinar voos por instrumentos

Dominar aeronave H-50 Esquilo é o primeiro passo dos pilotos de helicóptero da FAB.

Até a próxima sexta-feira (18/09), os pilotos do Esquadrão Gavião (1º/11º GAV), sediado em Natal (RN), realizam treinamento de emergências, voos por instrumentos e gerenciamento de recursos de cabine em simulador de voo do helicóptero H-50 Esquilo. Os exercícios, realizados em um centro de treinamento que fica no Campo de Marte, em São Paulo (SP), são a base de preparação dos militares que comandarão, no futuro, helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB), como o H-36 Caracal, o H-60 Black Hawk e o AH-2 Sabre.

“É a possibilidade de o piloto reconhecer diversas reações da aeronave que não são possíveis durante um voo. Também contribui diretamente com a segurança e com conhecimento do aviador durante a realização de um procedimento de emergência”, afirma o Comandante do Gavião, Tenente-Coronel Jair Novaes de Almeida.

Para o Tenente Alexandre Tani Guedes da Silva, que está finalizando o curso de especialização de Asas Rotativas, em Natal (RN), o simulador permitiu fazer um treinamento de voo em situações extremas, sem colocar em risco uma tripulação. “Percebi o quanto é importante o piloto estar preparado para voar utilizando somente as indicações de seus instrumentos, desde a decolagem até o pouso final”, detalha. De acordo com o militar, simular as emergências críticas permite reconhecer rapidamente os sinais de uma situação de perigo no voo do helicóptero.

“O treinamento no simulador contribuiu diretamente para a construção dos meus reflexos como piloto. Hoje, sinto-me melhor preparado para cumprir com a minha função a bordo de uma aeronave, bem como para integrar novas tripulações”, avalia o piloto.

1°/11°GAV / Agência Força Aérea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]