Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

FAB debate aerodinâmica do KC-390 em missões lançamento e reabastecimento


Próximo passo no desenvolvimento da nova aeronave da FAB é testar a aerodinâmica com portas e superfícies abertas.

A Quinta Força Aérea (V FAE), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela aviação de transporte, sediou um workshop voltado às necessidades operacionais do projeto KC-390 relacionadas as missões de lançamentos de carga e paraquedistas, e de reabastecimento em voo (REVO). Entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, o evento reuniu os principais técnicos envolvidos nesse aspecto de desenvolvimento do cargueiro, ligados à Aeronáutica, ao Exército, à Marinha e à Embraer.


Segundo explica o gerente operacional do projeto KC-X, Coronel Mauro Cezar de Azevedo Pereira, a aerodinâmica do KC-390 já foi testada com as portas e as superfícies fechadas. O próximo passo, debatido no workshop, é verificar como a aeronave se comporta com os módulos abertos.

"Estes testes vão ocorrer para analisar a necessidade de modificações na aerodinâmica do projeto e nas estruturas de voo, entre outros aspectos. Após todos estes ensaios, com todos os modos checados, será feito o que chamamos de congelamento aerodinâmico, que seria o perfil final do projeto", explica o Coronel Cezar.

A V FAE foi escolhida para sediar o workshop devido à proximidade com os especialistas em lançamentos de carga e pessoal, tanto os tripulantes das aeronaves, quanto o pessoal de terra que faz o preparo do material. Dentre os militares envolvidos nesta etapa de desenvolvimento, há loadmasters (mestres de carga), pilotos, mestres de salto, especialistas em dobragem de paraquedas, preparação de fardo e carga para lançamento, logística para movimentação de material e recuperação de cargas lançadas.

O evento, segundo o Coronel Cezar, serviu para que os futuros usuários operacionais do KC-390 expusessem suas necessidades ao fabricante, para embasar a próxima etapa do desenvolvimento da aeronave. "A partir do workshop, foram identificadas as ações que devem ser tomadas para iniciar a campanha de ensaios do projeto para lançamentos e reabastecimento em voo, além de ter sido criado um grupo de trabalho para conduzir essas ações",afirma.

V FAE/Agência Força Aérea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]