Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Hispasat seleciona ILS e SpaceX para o lançamento dos seus próximos satélites Hispasat 1F e Amazonas 5


O operador espanhol de satélites Hispasat anunciou a seleção de International Launch Services (ILS) e de SpaceX como as empresas que devem realizar em 2017 os lançamentos dos próximos satélites Hispasat 1F e Amazonas 5, atualmente sendo construídos. O anúncio foi realizado pela firma espanhola durante a World Satellite Business Week, acontecendo em Paris entre os dias 14 e 18 deste mês. Nem a Hispasat nem nenhuma das empresas lançadoras confirmou qual satélite vai lançar cada uma , um assunto que vai ser fechado na medida em que se aproxime a data de lançamento, podendo a Hispasat decidir o calendário de lançamento de acordo as suas necessidades.


A empresa russa ILS irá a lançar novamente um satélite da Hispasat depois de que em 2004 colocou em órbita o satélite Amazonas 1. Para isto deve empregar um dos seus lançadores Proton construído pelo Centro de Pesquisa e Produção Espacial Khrunichev desde o Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Enquanto isso, SpaceX é responsável por primeira vez de lançar um satélite de Hispasat, empregando para isso um lançador Falcon 9. Com o lançamento desde dois satélites Hispasat espera reforçar o seu posicionamento de liderança nos mercados de língua castelhana e portuguesa , podendo satisfazer , e assim, atender ao crescimento da demanda por serviços de telecomunicações na Europa, América e África do Norte. Hispasat anunciou em julho do ano passado a seleção de Loral como fabricante do Hispasat 1F e em dezembro confirmou novamente a Loral para a construção do Hispasat 1F.


O Hispasat 1F é um satélite multi- missão de comunicações que irá fornecer cobertura na Europa, América do Norte e do Sul e o norte da África, missão na qual irá substituir o Hispasat 1D em órbita de 30 graus de longitude oeste.  O Hispasat 1F vai oferecer serviços de telecomunicações de banda larga, televisão, redes corporativas e outras aplicações. Trata-se do terceiro satélite SSL construído para Hispasat e baseia-se no modelo de SSL 1300 classificado entre 5 e 25 kW de potencia e pode ter entre 12 e 150 transponders.


O Amazonas 5 será o quarto satélite a ser construído pela Loral para HISPASAT, estando baseado na plataforma SSL 1300 que conta com uma potência de 9,8 kW e está equipado com sistemas de transmissão para a operação de banda larga Ka-band para América do Sul, América Central e México e sistemas transmissão de banda Ku de sinais de televisão e redes de telecomunicações corporativas na América do Sul e América Central. O lançamento do Amazonas 5 está previsto para 2017, para estar previsivelmente em serviço durante 15 anos. A carga útil do Amazonas 5 está distribuída em 25 transpondedores de banda Ku, para fornecer cobertura a Brasil na transmissão, cobrindo todo o país, cobertura de transmissão na América Latina na América Central e América do Sul, e exceto Brasil e América do Sul recepção nas principais cidades do Brasil e da América Latina. Amazonas 5 também conta com 35 feixes de banda K, os quais irão cobrir o Brasil, México, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Costa Rica e Venezuela.

(José Maria Navarro Garcia)

Fotografia:
-lançador Proton
-Amazonas 5
-lançadores Falcon 9
-Hispasat 1F

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]