Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Nexter Systems revela o blindado 8x8 VBCI 2


A Francesa Nexter Systems apresentou em Londres, no Reino Unido por ocasião do evento internacional de defensa e segurança DSEI 2015 a nova geração do blindado de rodas 8x8 VBCI (Véhicule Blindé de Combat d'Infanterie). A nova variante designada por VBCI 2 foi desenvolvida em resposta à experiência adquirida pelo Exército Francês no emprego do VBCI em missões militares no Afeganistão, Mali, Líbano e República Centro Africana.

Este oferece um peso em ordem de combate de 32 toneladas para um peso vazio de 19 toneladas e uma carga útil de até 13 toneladas, um comprimento de 8 metros, uma largura de 3 metros, uma velocidade máxima de 100 km/h e uma autonomia de 700 km. Permite ser transportado por via aérea em aeronaves C-17 Globemaster III e A400M Atlas. Esta nova versão incorpora uma nova arquitectura eléctrica com um sistema inteligente de gestão da energia, um eixo de direcção traseira, uma ergonomia melhorada, depósitos protegidos de combustível, um motor Volvo D13D, bancos protegidos SAFEPRO de nova geração, uma estação do condutor redesenhada, uma suspensão melhorada, um sensor electro-ótico para o condutor, um sistema de ar condicionado mais eficaz, maior volume interno, largas zonas flexíveis de armazenagem, protecção adicional para a guarnição, o sistema de vigilância periférica Optsys ViPer, o sistema de distribuição de informações CREWSHARE da Nexter Systems e uma nova arquitectura aberta capaz de acomodar um sistema de comando, controlo, comunicações, computadores e inteligência (C4I).

O blindado incorpora ainda o sistema central para o controlo da pressão dos pneus Syegon da Nexter Systems, sistemas de detecção e protecção de riscos QBRN, e como opções um sistema de autoprotecção, lançadores de granadas, um sistema de alerta e o sistema PG-Guard de protecção contra granadas explosivas. Este foi oficialmente apresentado na configuração de combate de infantaria com a torre modular protegida T40 armada com o sistema de 40mm CTA International CTAS (Cased Telescoped Armament System), uma estação de armamento remotamente controlada armada com uma metralhadora de 7.62mm e dois lançadores de mísseis anti-carro.

A família compreende as configurações de transporte de tropas com uma estação de armamento remotamente controlada armada com uma metralhadora de 12.7 mm ou peças automáticas de 20, 25 ou 30 mm, combate de infantaria com peças automáticas de 25, 30 ou 40 mm, de reconhecimento com uma torre armada com peças de 40, 90 ou 105 mm, anti-carro com mísseis Raytheon/Lockheed Martin Javelin ou MBDA MMP, posto de comando com uma metralhadora em reparo, evacuação sanitária, evacuação de sinistrados, transporte de morteiro de 120 mm, engenharia, observação, e de ponto socorro e reparação.

O Exército Francês recebeu em Março de 2015, o ultimo de 630 blindados VBCI de 29 toneladas disponíveis nas versões de combate de infantaria (520) e posto de comando (110). Uma quantidade inicial de 95 unidades da versão de combate de infantaria é hoje modificada para a versão de 32 toneladas. No âmbito do programa SCORPION (Synergie du COntact Renforcée par la Polyvalence et l'INfovalorisation) de modernização do Exército Francês, os VBCI Franceses serão modernizados através da integração de novas tecnologias. (Victor M.S. Barreira)

(Defensa.com)
Fotografia: A Nexter Systems apresentou em Londres o VBCI 2 (Nexter Systems).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]