Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Tecnologia da Darpa revoluciona pousos de helicópteros

Lucas Agrela, de INFO Online.

A Darpa, o departamento de pesquisa tecnológica do exército americano, trabalha em um método para facilitar aterrissagens de helicópteros em terrenos pouco favoráveis.

Chamada Robotic Landing Gear, a tecnologia consiste na substituição dos trens de pouso convencionais por pernas robóticas articuladas, que se dobram ao tocar o solo e, depois, se escondem na fuselagem.
ADVERTISEMENT

 
Ao final do voo, esses componentes eletrônicos usam sensores para detectar locais em que seja possível pousar. De acordo com a Darpa, a novidade pode tornar 80% das aterrisagens difíceis mais seguras, além permitir pousos em inclinações de até 20 graus.

O departamento também informa que o Robotic Landing Gear pode ser adaptado para a maior parte dos helicópteros atuais sem um grande impacto no peso das aeronaves.

A Darpa trabalha nessa tecnologia em parceria com a Universidade de Tecnologia da Georgia e, se tudo continuar a ir bem, em breve ela chegará ao mercado, permitindo mais segurança aos pilotos e passageiros.

Confira o vídeo de divulgação do Robotic Landing Gear a seguir.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]