Slider

Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira Foto: Ricardo Pereira

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Base Aérea de Santa Cruz promove Portões Abertos 2015


No próximo dia 1º de novembro (Domingo), a Base Aérea de Santa Cruz (BASC) irá realizar o “Portões Abertos 2015”. O evento é aberto ao público e faz parte das comemorações da Semana da Asa e do Aniversário da BASC (73 anos). Tem o objetivo principal de estreitar os laços com a sociedade local, e divulgar o trabalho realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Durante todo o dia estão previstas diversas atividades, entre as quais destacam-se: shows aéreos com a Esquadrilha CEU exposição estática, decolagem, passagem e pouso dos caças F-5 e A-1 e de aeronaves civis
            
                

Informações adicionais

O Hangar do Zeppelin e a Base Aérea de Santa Cruz

            Destinado a abrigar os dirigíveis alemães conhecidos como Zeppelin, o Hangar foi construído em 1936, após meticulosos estudos climáticos, de direção e velocidade dos ventos, e também das possibilidades de meios de transporte terrestres. Concebido por engenheiros alemães, o hangar foi inaugurado com a ativação de uma linha regular de transportes aéreos com os dirigíveis, que ligava as cidades de Frankfurt ao Rio de Janeiro (com escala em Recife). 

            O hangar apresenta grandes dimensões: 270 metros de comprimento, 60 metros de altura e 50 metros de largura. Assim que começaram a chegar os primeiros dirigíveis, eram necessários duzentos homens, que ficavam na pista para ajudar a atracá-los, segurando os seus cabos. 

            O uso do hangar pela empresa alemã foi de pouca duração, uma vez que, em 1937, o último Zeppelin decolava do aeródromo após nove viagens ligando o Brasil à Europa. 

            Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial em 1939, o local foi transformado naBase Aérea de Santa Cruz (1941) e o hangar passou a abrigar diversas unidades aéreas militares.

            Atualmente é um dos últimos hangares mais bem conservados para dirigíveis existentes no mundo. É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN).  

            A Base Aérea de Santa Cruz (BASC) abriga hoje duas Unidades Aéreas: o 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCA), que opera as aeronaves F-5, e o 1º Esquadrão do 16º Grupo de Aviação (1º/16º GAV) ou Esquadrão Adelphi, que opera as aeronaves A-1.

           

Resumo do evento:

Evento: Portões Abertos 2015

Data: 1º de novembro

Local: Base Aérea de Santa Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[Fechar]